Para não ficar devendo aos seus clientes e se aproximar da concorrência no que diz respeito à conectividade, a Hyundai anunciou hoje que a linha 2022 do HB20 passa a disponibilizar o sistema Bluelink, desenvolvido em parceria com a operadora Vivo. A solução tecnológica permite conexão 4G com o carro, proporcionando aos usuários acesso a serviços de segurança, conveniência e conforto. Os seis primeiros meses de uso serão gratuitos, mas depois será cobrada taxa de R$ 29,90 mensais. A tecnologia não traz Wi-Fi nativo, mas conta com conexão wireless (sem cabo).
Ao estrear o Bluelink no Hyundai HB20 modelo 2022, a montadora afirma que a ideia foi democratizar a tecnologia no Brasil, proporcionando acesso a um público mais abrangente. De acordo com a montadora, são cinco grupos de serviço: segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro. A Vivo Empresas é a responsável pela solução de dados que permite a comunicação entre o Data Center, a Central de Atendimento e o App Bluelink.
SEGURANÇA O Bluelink tem a função de tornar a rotina dos usuários de carro mais ágil. No quesito segurança e assistência ao motorista, em caso de colisão com o acionamento dos airbags, um sinal automático é enviado à Central SOS Bluelink, informando ao atendente imediatamente que se trata de um acidente grave. Imediatamente, o veículo é localizado pelo sistema e uma ambulância é acionada para prestar socorro aos ocupantes do carro.
Outro recurso disponível é a assistência 24 horas, que pode ser acionada pelo botão SOS localizado no retrovisor interno. Se o carro apresentar qualquer problema, o proprietário pode solicitar assistência de emergência em qualquer dia e horário, sendo atendido pelo operador, que acionará o serviço de guincho. Esse serviço já é gratuito para todos os clientes Hyundai Motors do Brasil no primeiro ano de uso dos modelos feitos em Piracicaba, mas passa a ser pago a partir do segundo ano. No caso dos usuários do Bluelink, a assistência 24 horas está inclusa no pacote de serviços e não tem custo adicional extra.
ROUBO No quesito prevenção a roubo, o Bluelink disponibiliza rastreamento, imobilização do veículo e notificação do fato. Basta o proprietário entrar em contato com a Central SOS Bluelink, que acionará a polícia, fornecendo a localização exata do veículo, para agilizar sua recuperação. O sistema permite ainda o bloqueio do veículo, impedindo que novas partidas no motor sejam realizadas após o carro ter sido desligado. Além disso, se o alarme do carro disparar porque alguém forçou ou abriu as portas, o usuário receberá uma notificação imediatamente no seu smartphone.
CONVENIÊNCIAS Entre as mordomias disponíveis no Bluelink vale citar o acionamento do motor à distância por meio da função Partida Remota do Motor. É uma função interessante para aqueles dias quentes, que você está prestes a sair de casa e já solicita que o motor seja ligado junto com o ar-condicionado, para climatizar a cabine. O propulsor pode ficar ligado nessa condição em um intervalo entre dois e 10 minutos. Os usuários do carro têm acesso ainda a outros recursos, como travar ou destravar todas as portas, abrir e fechar janelas, acionar o pisca-alerta e alarme.
E se você anda cansado e com problemas de esquecimento, principalmente quando para o carro no estacionamento de um shopping e não lembra onde o deixou, o Find My Car será uma ferramenta muito útil nessa hora. Ela permite a localização do veículo no estacionamento e em todo território nacional. O aplicativo fornece ainda informações sobre localização dos concessionários Hyundai, restaurantes, postos de combustíveis entre outros pontos de interesse.
ALERTAS E se seu carro é usado por outros membros da família e isso te causa constante preocupação, o recurso alertas pode proporcionar um certo alívio. Por meio dele, o usuário pode definir o limite de velocidade máxima que o carro alcançará; um intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular; e até um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado. Ou seja, se seu filho pede o carro emprestado e você não quer negar, mas gostaria de impor limites, esse é o recurso a ser usado.
Já o Alerta de Valet é aquele que deve ser usado quando você deixa a chave do carro com manobrista em hotel, restaurante ou estacionamento. Ele permite que o usuário determine a distância máxima a ser percorrida, em metros, a velocidade máxima e tempo máximo de motor ocioso. Se qualquer um desses parâmetros for violado, o proprietário do carro recebe uma notificação no celular. O Modo Valet bloqueia ainda o acesso de terceiros à central multimídia, por meio da qual é possível ter acesso a informações sobre os airbags, a pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. E se for detectada alguma falha, o sistema envia um alerta para o Bluelink.
O Bluelink será item de série nas versões HB20 Sport TGDI 1.0 AT e HB20 Diamond TGDI 1.0 AT; HB20S Diamond TGDI 1.0 AT; e HB20X Diamond 1.6 AT e HB20X Diamond Plus 1.6 AT. O sistema também será oferecido como opcional, com preço sugerido de R$ 1.400, a partir das versões Evolution 1.0 MT das configurações hatch e sedã, e da versão Evolution 1.6 AT do aventureiro HB20X. Na linha 2022, a configuração Diamond Plus para HB20 e HB20S deixa o portfólio da montadora, que a partir de agora, tem a Diamond como topo de linha.
Outro benefício disponível com a aquisição do Bluelink são as condições especiais oferecidas pela Liberty Seguros, parceira da Hyundai. Os proprietários de veículos HB20 2022 que ativarem o Bluelink terão desconto de 20% nas taxas do seguro para roubo e furto. O desconto total na apólice vai variar conforme a relevância dessas taxas na região de residência do segurado, podendo atingir entre 10% e 15% de redução no preço final do seguro.
OS PORÉNS O sistema Bluelink que chega com a linha 2022 do HB20 será oferecido em breve também em outros modelos da marca. Mas a montadora informa que o sistema não pode ser instalado em carros usados, já que exigiria mudanças muito complexas. Além disso, o sistema não permite atualização remota e não disponibiliza Wi-Fi nativo, mas tem conexão wireless por Android Auto e Apple CarPlay. De acordo com a Hyundai, o Bluelink pode ser acessado por várias pessoas em um carro, da mesma forma que o sistema pode operar vários carros.