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Hyundai HB20 aumenta nota no Latin NCAP e sai do zero; veja detalhes do novo resultado

Com mais airbags e novos recursos de segurança, modelo subiu na avaliação, mas ainda não atinge as 5 estrelas

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Modelo subiu a nota na avaliação do Latin NCAP, mas ainda assim não atingiu nota máxima
Modelo subiu a nota na avaliação do Latin NCAP, mas ainda assim não atingiu nota máxima Foto: Modelo subiu a nota na avaliação do Latin NCAP, mas ainda assim não atingiu nota máxima

De acordo com a nova avaliação do Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, o Hyundai HB20 não é mais um renegado. Isso por que, diferentemente das versões anteriores do modelo que tinham nota zero no teste, a nova com seis airbags atingiu três estrelas na avaliação recente.

Os resultados apresentados pelo programa nesta quarta-feira (6) mostram que, mesmo o Hyundai HB20 tendo ganhado novos recursos de segurança, sua estrutura é instável e traz pouca proteção para pedestres.

Quais foram os resultados específicos do HB20?

Proteção de passageiros adultos

HB20 batida lateral no Latin NCAP
Passageiros adultos tem proteção boa no HB20

Em relação à proteção de passageiros adultos, o Hyundai HB20 atingiu 68%, o equivalente a 27,32 pontos. No que diz respeito ao impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. Já a proteção proporcionada ao peito do motorista foi fraca, enquanto a proteção ao peito do passageiro foi adequada.

Os joelhos do motorista e o joelho esquerdo do passageiro do Hyundai HB20 receberam proteção marginal, enquanto o joelho direito do passageiro recebeu boa proteção. A área dos pés foi considerada instável. A estrutura do habitáculo foi classificada instável e incapaz de suportar cargas maiores.

Nas situações de impacto lateral do HB20, a cabeça, a pélvis e o abdômen receberam uma boa proteção, enquanto no peito foi marginal. Já no impacto lateral de poste, a proteção oferecida à cabeça e à pélvis foi boa, o abdômen recebeu proteção adequada e o tórax, marginal.

Proteção passageiro criança dentro do HB20

Já na proteção a passageiros crianças, o Hyundai HB20 atingiu 75%, o equivalente a 32,68 pontos. Para isso, foram posicionados dois dummies: um de 1 ano e meio e um de 3 anos.

O dummy de três anos foi instalado voltado para trás, usando ancoragens Isofix e pé de apoio, evitando a exposição da cabeça, e durante o impacto frontal a proteção foi boa. Já o dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás, usando Isofix e pé de apoio. Com isso, foi capaz de evitar a exposição da cabeça e durante o impacto frontal a proteção foi total.

No impacto lateral, os dummies receberam proteção total. O Hyundai HB20 oferece Isofix como padrão e a sinalização atende aos requisitos do Latin NCAP. Além disso, o veículo tem cintos de segurança de três pontos em todas as posições dos assentos.

Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas

HB20 batido no Latin NCAP
Proteção para pedestres é muito baixa e deixa a desejar

No que diz respeito à proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, o Hyundai HB20 atingiu apenas 34%, ou seja, 16,47 pontos. Isso porque o veículo não está em conformidade com os regulamentos para proteção de pedestres.

Dessa forma, o modelo apresentou proteção marginal e adequada na maioria das áreas de impacto na cabeça. Algumas áreas próximas ao para-brisa e ao pilar A obtiveram proteção deficiente. Quanto às pernas, a parte superior teve proteção pobre a marginal, enquanto a parte inferior teve proteção fraca a marginal.

Sistemas de assistência à segurança do HB20

Por fim, na avaliação dos sistemas de assistência de segurança, o HB20 atingiu 65%, o que equivale a 28 pontos. O veículo oferece aviso de cinto de segurança em todos os assentos, ESC padrão, limitador de velocidade padrão, detecção de ponto cego, sistema de suporte de pistas e detecção de borda de estrada.

Apesar de oferecer algumas tecnologias, na maior parte delas, o modelo não atende aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.