Quem está acompanhando os jogos da Copa do Mundo deve estar curioso sobre o Hyundai Ioniq 5, anunciado ao redor do campo, afinal, o modelo não é vendido no Brasil. Pois então, esse veículo elétrico é um primo do Kia EV6 GT, outro modelo que vem sendo divulgado durante os jogos do Mundial do Qatar.
Então, a ideia é que a IoniQ seja a divisão de elétricos da marca coreana. O Hyundai Ioniq 5 é um crossover com jeitão de hatch com 4,63 metros de comprimento e fantásticos 3 metros de entre-eixos. Essa última medida, junta ao assoalho plano, que costuma ser comum nos elétricos, são garantia de bom espaço interno. Para melhorar, o banco traseiro desliza para favorecer o porta-malas ou o espaço traseiro.
O visual interno é muito original, com duas telas paralelas de 12,3 polegadas que formam uma espécie de cockpit. Ainda é destaque no interior do Hyundai Ioniq 5 o head-up display com realidade aumentada, que inclui navegação. Vários componentes são feitos a partir de materiais reciclados.
Hyundai Ioniq 5 pode ser recarregado em 18 minutos
A plataforma modular global elétrica E-GMP, a mesma do Kia EV6 GT, permite que o modelo tenha dois "tamanhos" de bateria: com 58 kWh ou 72,6 kWh. Conforme o pacote energético e o motor utilizado, o Hyundai Ioniq 5 tem autonomia entre 350 e 488 quilômetros.
Já a recarga em um eletroposto ultrarrápido (de 350 kW), dos 10% aos 80%, é feita em 18 minutos. Em uma estrutura como essa, um "pit stop" de 5 minutos já é o bastante para recuperar energia para rodar 110 quilômetros. Em um carregador doméstico de 10,9 kW, a recarga do Hyundai Ioniq 5 é feita em pouco menos de 7 horas.
Uma tomada externa de 120V está disponível para recarregar veículos elétricos pequenos, como patinetes e bicicletas. Também é possível recarregar outro carro elétrico "encalhado", porém isso requer tempo. Uma tomada idêntica está disponível no interior do veículo, para recarregar laptops ou telefones.
Modelo pode ter dois motores e tração integral
Além disso, conforme a versão, o Hyundai Ioniq 5 pode ter um motor traseiro ou dois motores, um em cada eixo. A versão com dois motores tem potência combinada de 320cv e 61,6kgfm de torque. Com esse conjunto, o modelo acelera até os 100km/h em menos de 5 segundos.
Já a configuração com apenas um motor traseiro tem tração apenas nas rodas de trás, desenvolvendo 225cv e 35,3kgfm. Todas a versões têm velocidade máxima limitada nos 185km/h.
- Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion!
O modelo ainda se destaca pela tecnologia semiautônoma disponível. Nos Estados Unidos, o Hyundai Ioniq 5 é vendido a partir de US$ 41.450 (que corresponde a aproximadamente R$ 220 mil, na conversão direta), podendo chegar a US$ 52.600 (cerca de R$ 280 mil).
- Conheça o novo Chevrolet Bolt EV