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I.D. BUZZ, conceito elétrico e autônomo da Volkswagen, guarda influências da clássica Kombi

Conceito da Volkswagen apresentado no Salão de Detroit agrega o que a clássica Kombi trazia de bom, mas com soluções contemporâneas como motor elétrico e direção autônoma

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I.D. BUZZ, conceito elétrico e autônomo da Volkswagen, guarda influências da clássica Kombi
I.D. BUZZ, conceito elétrico e autônomo da Volkswagen, guarda influências da clássica Kombi Foto: I.D. BUZZ, conceito elétrico e autônomo da Volkswagen, guarda influências da clássica Kombi


A velha Kombi (com todo o respeito!) serviu como inspiração para o desenvolvimento do conceito de um monovolume apresentado pela Volkswagen no Salão Internacional de Detroit. Basta olhar para o conceito I.D. BUZZ para ver que ele carrega as mesmas características do modelo clássico – linhas limpas, superfícies homogêneas e a silhueta monolítica – que lhe renderam a boa fama de veículo espaçoso. Mas o BUZZ não deve ser entendido como uma simples releitura da Kombi.


Junto com o compacto I.D., apresentado no ano passado na mostra de Paris, este veículo faz parte de uma ofensiva da Volkswagen que começará em 2020, quando será lançada uma nova geração de veículos elétricos e conectados. Confiante, a marca pretende vender um milhão desse veículos por ano já a partir de 2025. O grande volume de produção é uma das quatro características necessárias para o sucesso dessa nova geração de veículos, o que certamente reduz seu custo.


As demais características são do próprio veículo: direção autônoma, que segundo a marca trará mais segurança e conforto; operação intuitiva; e a conexão entre carro, pessoas e ambiente. Para a Volkswagen, o BUZZ é uma ligação entre a origem da marca e o futuro, que, naturalmente, será elétrico. Aliás, com esse conceito a marca quer mostrar que um veículo elétrico também pode ser multifacetado.


A começar pelo máximo aproveitamento do espaço. O BUZZ usa a plataforma Modular Electric Drive (MED) estendida, medindo 4,94m de comprimento, 1,98m de largura, 1,96m de altura e 3,30m de entre-eixos. Para atender aos variados tipos de uso, as três fileiras de assentos podem ganhar várias configurações. De um passeio no fim de semana com uma família numerosa à condução de uma equipe de trabalho que ainda precisa fazer preparativos no caminho. Da viagem de férias, levando motos e pranchas, ao show com banda em outra cidade, levando toda a parafernália. O conceito retoma a sensação de liberdade da velha Kombi e a traz para a nova era da mobilidade.



ELÉTRICO A configuração do powertrain também é surpreendente. São dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam juntos uma potência de 374cv, em um sistema de tração integral. A suspensão traseira é do tipo multilink. A performance é de respeito: velocidade máxima de 160km/h (limitada eletronicamente); e aceleração até os 100km/h em cinco segundos. As baterias sob o assoalho agregam boa distribuição do peso e baixo centro de gravidade. Mas o que mais importa aqui é a boa autonomia de 435 quilômetros. A bateria de 111kWh pode ter 80% da carga recuperada em 30 minutos, dependendo da fonte de recarga. Dependendo da finalidade de uso, a plataforma permite adotar um veículo com tração traseira, com um motor de 271cv e um conjunto de baterias menor, de 83kWh.


AUTÔNOMO Com a introdução do modo de direção totalmente autônomo, o interior traz uma nova geração de telas e controles. Para acionar o modo autônomo basta empurrar o volante para a frente e ele se funde ao painel. A iluminação muda do branco para uma cor mais relaxante. Para voltar a dirigir basta tocar no volante ou acionar o acelerador ou o freio. Com o uso de uma identificação, chamada Volkswagen User-ID, o veículo sabe quem está ao volante e configura os ajustes do assento, ar-condicionado, estações de rádio, navegação, iluminação ambiente e até contatos telefônicos. Basta que os usuários autorizados cheguem perto do veículo para que sejam reconhecidos, por meio do smartphone, e a porta se abra automaticamente.