A Volkswagen tem investido bastante em carros elétricos no restante do mundo: uma das apostas da marca é o ID.1, modelo um pouco menor que o recém-apresentado ID.2. Esse veículo ainda está em desenvolvimento e, ao contrário do "irmão maior", ainda não teve imagens reveladas. Porém, sabe-se que ele terá porte compacto, semelhante ao do Polo, e será o mais barato da gama "verde" do fabricante.
Por outro lado, marca alemã é uma das poucas que ainda não comercializa automóveis desse gênero no país. Híbridos também não fazem parte do portfólio da empresa no país. Vale lembrar que todas as concorrentes diretas, incluindo Fiat, Chevrolet, Renault, Peugeot, Hyundai, Honda, Toyota, Nissan e Caoa Chery já vendem veículos de pelo menos um desses dois segmentos no mercado nacional.
É justamente aí que surge a questão: será, então, que o ID.1 será o primeiro carro elétrico da Volkswagen no Brasil? Bem, por enquanto ainda não há resposta segura para essa pergunta, mas alguns fatores parecem indicar que sim. Primeiramente, esse modelo, por ser mais acessível que os similares da marca, deve se encaixar bem no mercado local.
Outra questão é a Volkswagen planeja lançar os carros elétricos ID.1 e ID.2 em 2025. E, nesta semana, a subsidiária brasileira da multinacional estabeleceu um prazo para começar a vender modelos desse tipo no país. Sabe qual é esse limite? Justamente o ano de 2025!
Carro elétrico da Volkswagen também poderá ser o ID.4
Outra possibilidade é que a Volkswagen siga um caminho mais conservador e eleja o ID.4 como primeiro carro elétrico da gama brasileira. Trata-se de um SUV compacto que já está à venda na Europa. Inclusive, ele já participou até de eventos de test drive e de apresentação à imprensa no país, juntamente com o ID.3. Porém, a marca alemã nunca confirmou o lançamento por aqui: diz apenas que estuda tal hipótese.
Caso o escolhido realmente for o ID.4. a Volkswagen seguirá um caminho mais conservador: venderá um carro elétrico caro e sofisticado, mais para compor a gama do que para obter volume de vendas. Vale lembrar que, no exterior, esse modelo tem preços a partir de US$38.995 (valor que equivale a aproximadamente R$206 mil, em conversão direta).
Por sua vez, como será um carro elétrico mais acessível, o Volkswagen ID.1 tem previsão de preço de aproximadamente US$20 mil (cerca de R$106 mil). Portanto, seria um modelo com potencial para atingir vendagem bem maior. Há ainda a alternativa de trazer os dois veículos ao país, para ocupar segmentos distintos. Resta esperar mais um pouco para saber qual caminho a marca alemã vai tomar.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!