Seria interessante se fosse verdade. Motivada pelo dia 1º de abril, a Nissan divulgou um inovador sistema de segurança ativa, criada para reduzir os perigos de se dirigir enquanto se está faminto. Batizado como Gastronomi, o sistema não apenas alerta o motorista para que ele pare e se alimente, mas também indica o restaurante mais próximo de acordo com as preferências de gosto ou de preço registradas pelo condutor no navegador GPS.
A marca se estende na explicação e afirma que o sistema se baseia em três tecnologias: Conectividade, Sistema de Detecão Ativa de Ruídos e Controle de Temperatura com ar de floresta. O sistema de controle ativo de ruídos cede um dos seus sensores no interior do carro para detectar roncos provindos do estômago do motorista. Ao se atingir determinado volume, um símbolo de garfo e faca aparece na tela, enquanto uma mensagem pergunta ao condutor se ele quer fazer um desvio para um pit-stop.
A seleção de restaurantes disponíveis estaria contida no Guia Michelin. Uma vez que um estabelecimento é selecionado, a rota mais rápida é selecionada, enquanto o sistema checa se é necessário fazer uma reserva e coloca o condutor em contato com o restaurante por meio do viva-voz Bluetooth. Simultaneamente, o climatizador troca o aroma usual de floresta por outra fragrância, de óleo de trufas, tudo para aguçar o apetite do condutor.
O Gastronomi pode ser personalizado. Há uma opção Fitness que calcula o peso ideal do motorista de acordo com as posições de dirigir memorizadas. Quando o sistema pede ao condutor que ele insira o seu peso real e se o total é maior do que o peso teórico, o Gastronomi deixa que o estômago do motorista ronque mais alto antes de sugerir uma ?paradinha?. No caso contrário, o volume necessário para acionar o dispositivo é mais baixo. E os restaurantes variam de categoria, de um bistrô a um pub. De acordo com a divisão de luxo do grupo Nissan, o sistema estará disponível como opcional na linha M de sedãs de luxo esportivos, que começa a ser vendida em setembro na Europa.
Os engenheiros da Nissan teriam desenvolvido a tecnologia após anos de pesquisa e períodos de fome, em conjunto com o Narita Office for Subsistence and Health, ou NOSH (comida em inglês). A pesquisa revelou que os riscos de se dirigir faminto incluem a redução de concentração causada por sonhos de olhos abertos sobre macarrão, além do risco de batidas motivadas pelo ato de ficar distraído com os restaurantes na vida. ?Gastronomi pode ser o mais importante desenvolvimento em - pausa para engolir - no mundo automotivo desde a invenção dos porta-copos ? arrotos. Tem mais arroz aí?? afirma Yumi Teppenyaki (Teppenyaki são aqueles pratos japoneses cozinhados em uma chapa de ferro), diretor de desenvolvimento do Gastronomi, que estava no horário de almoço quando pediram para ele fazer um comentário.