Talvez você nem leve em conta nesse detalhe na hora da compra. Mas basta ligar o carro, com cheiro de novo ou não, para sair da concessionária e se dar conta da importância da visibilidade. Um estudo divulgado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) apontou quais os automóveis com menos pontos cegos (abaixo o ranking com os 12 primeiros). O sedã Audi S7 Quattro foi o primeiro lugar, seguido de Range Rover (Land Rover), C4 Lounge (Citroën) e Jaguar XK R-S.
Com exceção do modelo francês da Citroën, que custa na faixa dos R$ 70 mil, todos os outros modelos são vendidos acima dos seis dígitos e por isso não deveriam surpreender. Mas nem sempre máquinas luxuosas são sinônimos de conforto visual. Pesquisas anteriores já apontaram Jeep Cherokee e Dodge Journey, por exemplo, que não tinham a visibilidade como ponto forte. Mas e o que é uma boa visão na direção? Uma que contemple enxergar pedestres, motociclistas, bicicletas e outros veículos, tornando o trânsito mais seguro.
A análise levou em consideração três pontos de visão: lateral, traseira e dianteira. A novidade é que sensores de estacionamento, ré, além de câmeras, foram levados em conta na pontuação. Mesmo com muita evolução high tech, muitas montadoras insistem em colunas C e D ainda largas, mas com o pretexto de garantir a segurança dos ocupantes do veículo em caso de acidente. Bons retrovisores, o tipo do espelho utilizado, tudo contou na matemática do Cesvi.
Estrelas
Pode até não ser o fator decisivo numa compra, mas o índice de visibilidade serve como parâmetro de segurança para o condutor. Nas análises da traseira, por exemplo, simulou-se com um obstáculo de 60 centímetros (mesma altura de uma criança com 2, 3 anos), já que muitos atropelamentos são causados na garagem de casa). As notas foram enumeradas de 0 a 5 estrelas. Quanto maior a nota, melhor a visibilidade.
CAMPEÕES DE VISIBILIDADE
1. Audi S7 quattro - 5
2. Range Rover - 5
3. Citroën C4 Lounge - 4,5
4. Jaguar XK R-S - 4,5
5. Volkswagen Golf 4,5
6. Audi A3 4
7. Citroën C4 hatch - 4
8. Citroën C4 Picasso - 4
9. Ford Focus - 4
10. Honda Civic - 4
11. Honda FIT - 4
12. Peugeot 208 - 4