UAI

Inteligência Artificial criará design de carros no futuro

De acordo com um famoso designer de carros, a IA será responsável por reduzir os empregos no setor

Publicidade
A IA deve revolucionar o setor de criação automobilística no futuro
A IA deve revolucionar o setor de criação automobilística no futuro Foto: A IA deve revolucionar o setor de criação automobilística no futuro

Além de executar mecanismos de pesquisa, controlar o chat GPT de diálogo, escrever ensaios e muito mais, a Inteligência Artificial (IA), ao que tudo indica, terá, agora, mais uma revolucionária aplicação: design de carros. A ideia foi revelada por Frank Stephenson, designer que esteve por trás de modelos lendários da McLaren, Ferrari e Maserati.

Em um vídeo publicado sobre o assunto em seu canal no YouTube, Stephenson se mostrou categórico ao afirmar que a IA mudará o setor de criação automobilística no futuro. Segundo ele, o recente surgimento de geradores de texto para imagem, como DALL-E e Midjourney, estarão por trás disso.

Essas tecnologias são capazes de produzir, a partir de uma inserção textual feita pelo usuário, imagens visuais detalhadas referentes a uma ampla variedade de assuntos.

"Levei mais de uma década para aprender a projetar meus próprios carros", diz Stephenson. Se você voltasse e me dissesse, aos oito anos de idade, que tudo que eu precisava fazer era imaginar algo e um computador o criaria... minha cabeça teria explodido."

Frank Stephenson, designer

Uma das conquistas mais notáveis de Stephenson foi o recente renascimento da McLaren como fabricante de carros de rua. A caneta dele desenhou o McLaren P1, inspirado em um peixe-vela que ele viu durante suas férias em Miami.

O designer observa que as ferramentas de Inteligência Artificial oferecem mais tempo para os profissionais refinarem os detalhes de suas criações. Assim, eles poupam as horas que gastariam criando esboços básicos.

Imagens criadas a partir de comandos de textos

Durante o vídeo, Stephenson percorre uma série de exemplos de modelos de carros famosos, questionando como eles seriam caso tivessem sido criados por Inteligência Artificial. Ao mesmo tempo, ele compartilha imagens geradas por IA com base em prompts (comandos textuais).

Em um momento específico, ele sugere que a BMW poderia ter usado Inteligência Artificial para ajudar a descobrir o design de alguns de seus automóveis. Então, em um tom atrevido e divertido, ele coloca o seguinte prompt de texto: "UMA GRADE BMW QUE NÃO É HORROROSA." E os resultados são impressionantes, indo muito além do que a própria BMW entregou.

Fora de projetos de carros por inteiro, Stephenson observa que a IA também pode projetar detalhes individuais, como faróis ou volantes.

A Inteligência Artificial teria desvantagens

Claro, a Inteligência Artificial também teria limitações nas criação dos projetos de carros.

É que os geradores de texto para as imagem utilizam enormes bancos de imagens já existentes como dados de treinamento para criar suas "novas" imagens. Sendo assim, tudo o que eles fazem é um remix complexo do que já viram antes. Isso, de certa forma, limita a capacidade das ferramentas de apresentar ideias verdadeiramente originais.

Expondo os efeitos negativos, Frank Stephenson também aponta que podemos perder muito com a expansão da Inteligência Artificial na indústria automobilística. Sobre isso, ele menciona as perdas de empregos no setor e a perda de habilidades e talentos humanos.

Segundo ele, embora as ferramentas facilitem as criações, a interpretação e o gosto humanos são fundamentais para o processo de design.

Sendo assim, apesar de se mostrar um entusiasta da IA e elogiar as suas ferramentas, o designer declara gratidão por elas não terem existido enquanto ele construía sua carreira.

Você conhece o canal do VRUM no Youtube?

https://www.youtube.com/watch?v=GlPkEZw0N9g