A Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) alertou para tentativas de golpes usando como isca o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e a taxa de licenciamento (Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo - TRLAV).
É preciso ter atenção a links que circulam em grupos de mensagem, como o WhatsApp, envolvendo o pagamento do IPVA. Caso esses endereços sejam acessados, pode ocorrer o vazamento de dados do contribuinte, ou mesmo permitir a invasão do smartphone pelos golpistas.
Confira as dicas para não cair em golpes
A SEF-MG esclarece que não envia links de cobrança e nem boletos do IPVA por meios eletrônicos (email, WhatsApp, etc), muito menos guias de arrecadação em papel para o endereço do cidadão.
Esses links direcionam o usuário a páginas falsas, semelhantes ao site oficial da SEF-MG. Essim, para não cair em golpes, a recomendação é desprezar os links que são enviados por email ou redes sociais. Se precisar acessar informações sobre o IPVA, digite no seu navegador o endereço www.fazenda.mg.gov.br.
"Nós disponibilizamos todas as informações sobre o IPVA e a TRLAV nos canais oficiais da Secretaria de Fazenda, que são o site www.fazenda.mg.gov.br e o perfil do Instagram @sef.mg. Qualquer mensagem recebida não tem como emitente a SEF/MG e, provavelmente, é uma tentativa de golpe virtual com a intenção de roubar dados dos usuários ou causar algum tipo de pânico ou tumulto", explica Leônidas Marques, superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF-MG.
Saiba as formas de pagar o IPVA
A SEF-MG esclarece que as únicas formas de pagar o IPVA ou a taxa de licenciamento são:
- Diretamente nos caixas ou terminais de autoatendimento dos bancos credenciados;
- Pelo internet banking ou aplicativo do seu banco no smartphone;
- Nas casas lotéricas, onde é necessário levar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), gerado exclusivamente no site da Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais.
Se você, de qualquer Estado do Brasil, quer saber o valor do IPVA, acesse este link.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!