UAI

Iracemápolis, em São Paulo, deverá receber a nova fábrica da Mercedes

Cidade está em festa com a possibilidade de sediar a fábrica de carros de luxo, mas a Mercedes não confirma e prefeito da cidade assinou termo de confidencialidade

Publicidade
Foto:

Utilitário-Esportivo GLA deverá ser um dos modelos produzidos no interior paulista

É praticamente certa que a pequena cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, foi a escolhida pela Mercedes-Benz para sediar sua nova fábrica de automóveis. No início do mês, o presidente da marca havia anunciado em Frankfurt que a nova unidade brasileira seria erguida em São Paulo ou Santa Catarina. Na tarde desta quarta-feira (25), a assessoria da montadora informou ao Vrum que o anuncio oficial da cidade escolhida será feito nas próximas semanas, mas que por enquanto, nada é confirmado.

 

 

A reportagem do Vrum entrou em contato com a prefeitura de Iracemapólis. Uma fonte ligada ao prefeito Valmir Gonçalves de Almeida (PT), disse que as negociações estão bem avançadas e que o prefeito não poderia dar entrevistas sobre o assunto pois teria assinado um termo de confidencialidade e que o anuncio oficial será feito em até 10 dias.

Expectativa na cidade
Com uma população de 20 mil habitantes, a cidade, que fica próximo a Campinas, vive uma expectativa fora do comum. Segundo a fonte da prefeitura municipal, em oito anos, nenhuma empresa, nem mesmo de pequeno porte, se instalou na cidade e a possível ida da Mercedes-Benz tem levado muita esperança ao município, já que a receita da cidade está prejudicada com a queda do orçamento de 2013.

Embora a Mercedes não confirme, a imprensa alemã disse que a nova fábrica da marca no Brasil deverá produzir o modelo Classe C a partir de 2015.A ideia da fábrica teria tomado forma após os aumentos de impostos para veículos importados no Brasil e a marca estaria considerando o aumento no consumo de carros de luxo no país nos últimos anos.

O investimento inicial para a construção da nova fábrica também não foi revelado, mas o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer garantiu que a empresa aprendeu muito com o projeto descontinuado de Juiz de Fora (que nasceu para fabricar o Classe A e hoje produz apenas caminhões), quando lá foi produzido o primeiro modelo do Classe A. "Vamos fazer uma escala de produção por etapas, montando todos os processos", declarou ao Vrum em Frankfurt.

Além do Classe C, a montadora poderá fabricar na nova unidade o utilitário-esportivo GLA, que foi apresentado no Salão de Frankfurt.

Marcas de luxo no Brasil

A BMW iniciará a construção de sua primeira fábrica no Brasil em novembro e os carros começarão a ser produzidos em setembro do ano que vem. Outra alemã, a Audi, pretende usar o complexo fabril da Volkswagen no Paraná para produzir a nova geração do A3, que começou a ser vendido no Brasil em agosto, importado da Alemanha.

Minas Gerais era um dos estados cotados para receber a nova fábrica brasileira da Mercedes. Ninguém na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais foi encontrado para comentar o assunto. Em agosto, quando Minas foi cogitada pela marca, o Governo do Estado se limitou a dizer que "esse tipo de negociação é guardada a sete chaves".