Depois da versão quatro toneladas (40S14) e o kit multimídia disponível nas concessionárias, a família Daily no Brasil crescerá com uma nova versão de passageiros posicionada acima da Daily Minibus 18%2b1 (55C17) – considerada o carro-chefe da linha. Prevista para ser lançada até agosto, a novidade é tratada pela Iveco como um modelo “totalmente novo” e inexistente no mercado brasileiro. Entretanto, segundo uma fonte ligada à fábrica ouvida pelo VRUM, não se trata de reestilização ou a terceira geração vendida no mercado europeu.
Lançada na Europa em junho de 2014, a Daily 3 acaba de receber por lá novos motores 2.3 e 3.0 turbodiesel Euro 6 e opção de câmbio automático de oito velocidades. Entre as versões disponíveis para a Daily Minibus está a de 6,5 toneladas para 22 passageiros, que se encaixaria perfeitamente na lacuna que será ocupada pela nova versão do atual modelo vendido no Brasil.
A nova versão foi confirmada ao VRUM nesta terça-feira (14), durante a entrega de 201 micro-ônibus escolares WayClass – de um total de 400 – `à 179 municípios mineiros, em cerimônia na Cidade Administrativa.
Além da nova van, a Iveco Bus, divisão de ônibus da empresa, pretende ampliar as opções de micro-ônibus à venda. Depois do CityClass, desenvolvido em parceria com a Neobus, o WayClass e o GranClass, este dois com a Mascarello, a Iveco apresentará ainda em 2016 novos modelos de coletivos integrais (comercializados já com a carroceria e o chassi) criados em conjunto com encarroçadoras brasileiras. Entre as grandes fabricantes que ainda não possuem acordo produtivo com a Iveco estão Caio, Comil e Marcopolo.
A entrega dos 201 micro-ônibus na Cidade Administrativa faz parte de uma licitação promovida pelo governo de Minas Gerais para o transporte escolar no Estado. Encarroçado pela Mascarello sobre o chassi 70C17, o mesmo do CityClass, os micro-ônibus WayClass são equipados com motor FPT 3.0 16v quatro cilindros de 170cv (cavalos) de potência e tem capacidade para 29 passageiros. O lote restante de veículos já se encontra estocado no pátio de uma antiga concessionária Iveco em Belo Horizonte, no Anel Rodoviário, e será entregue até a última semana de junho.
DAILY 3 Produzida na fábrica de Suzzara (Itália), a Daily de terceira geração mantém a estrutura clássica de chassis do modelo, com design da carroceria revisado e capacidade acrescida, com distância entre-eixos alongada, balanço traseiro encurtado e novas variações de 11, 18 e 20m³. Todas as versões de até 3,5 toneladas tem nova suspensão dianteira, que garantem melhor estabilidade, segundo a marca.
Matéria atualizada às 15h de quarta-feira (15).