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JAC E-JS1: compacto elétrico zera testes do Latin NCAP

Em primeiro teste do programa com um veículo elétrico, JAC E-JS1 tira nota zero, com estrutura instável e risco de vida para o motorista

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JAC E-JS1 durante teste de impacto frontal do Latin NCAP. Estrutura foi considerada instável - Fotos: Latin NCAP/Divulgação
JAC E-JS1 durante teste de impacto frontal do Latin NCAP. Estrutura foi considerada instável - Fotos: Latin NCAP/Divulgação Foto: JAC E-JS1 durante teste de impacto frontal do Latin NCAP. Estrutura foi considerada instável - Fotos: Latin NCAP/Divulgação

O JAC E-JS1, compacto elétrico da marca chinesa, teve um desempenho muito fraco nos testes de impacto do Latin NCAP. O modelo recebeu nota zero na avaliação de segurança veicular do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe.

Primeiro carro elétrico avaliado pelo Latin NCAP, o JAC E-JS1 (também chamado de JAC E10x e e-JS1 em outros mercados) é fabricado na China ou montado no México. O veículo testado estava equipado com airbags frontais para motorista e passageiro, mas sem controle de estabilidade, já que o equipamento não é de série para toda a Região.

Teste do JAC E-JS1 é válido para o Brasil?

JAC E-JS1 durante teste de impacto lateral do Latin NCAP.
Impacto lateral: a cabeça e a pelve obtiveram boa proteção, enquanto o tórax e abdômen têm proteção fraca

Diferente do veículo usado para no teste, o JAC E-JS1 vendido no Brasil traz de série controle de tração e estabilidade. Porém, esses são itens de proteção ativa, ou seja, capazes de evitar um acidente, porém não influenciam nas consequências caso o acidente aconteça. Portanto, os resultados do teste do Latin NCAP são válidos para o mercado brasileiro.

Outro ponto que preocupa nos resultados do Latin NCAP para o JAC E-JS1 é a estrutura instável do habitáculo. Conforme o relatório divulgado, no impacto frontal o modelo elétrico apresentou estrutura instável inclusive na área dos pés. Isso significa que, ainda que o veículo tivesse cercado de equipamentos de proteção, o habitáculo e os passageiros estariam sujeito a intrusões.

Em se tratando de um veículo elétrico, o sistema de corte de emergência da alta tensão para evitar o risco de choque elétrico do JAC E-JS1 não funcionou no teste de colisão frontal, risco adicional que, segundo o Latin NCAP, não deve ser negligenciado.

Resultados do teste de impacto do Latin NCAP

O JAC E-JS1 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres. As pontuação atingida foi de 0,00% em ocupante adulto, 6,34% em ocupante infantil, 20,25% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 6,98% em assistência à segurança.

A proteção torácica do motorista foi pobre, o que significa uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, levando a zero ponto na colisão frontal para a segurança dos adultos.

"O Latin NCAP está muito preocupado com o resultado da JAC e com a falta de resposta do fabricante. Este resultado provou estar errado o mito de que os consumidores geralmente associam veículos elétricos a veículos de alta tecnologia e mais seguros, e reafirma que – como qualquer outro veículo – eles devem ser avaliados quanto à segurança. O Latin NCAP convida abertamente a JAC a melhorar este modelo ou qualquer outro modelo para mostrar aos consumidores que a frota da JAC tem carros com melhor desempenho em termos de segurança.", declarou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

  • Confira como foi o teste de impacto do JAC E-JS1

https://www.youtube.com/watch?v=NH7Ntp4BB1k