UAI

JAC e-JS1: com nova redução, elétrico tem quase preço de hatch a combustão

Veículo é o segundo mais barato do Brasil entre os elétricos

Publicidade
JAC E-JS1 só perde o posto de elétrico mais barato do Brasil para o iCar da Caoa Chery, vendido por R$ 119.990
JAC E-JS1 só perde o posto de elétrico mais barato do Brasil para o iCar da Caoa Chery, vendido por R$ 119.990 Foto: JAC E-JS1 só perde o posto de elétrico mais barato do Brasil para o iCar da Caoa Chery, vendido por R$ 119.990

Após a primeira redução, que levou o preço do JAC e-JS1 de R$ 139.990 para R$ 135.900, o modelo acaba de ficar ainda mais barato. Desta vez, a redução foi bem mais significativa: R$ 9 mil. A R$ 126.900, o preço do carro elétrico chega então perto de hatches a combustão vendidos no mercado brasileiro, como o Hyundai HB20 e o Volkswagen Polo, que, nas versões topo de linha, custam R$ R$ 119.590 e R$ 116.290, respectivamente.

Em comunicado oficial, a JAC Motors anunciou que o e-JS1, o carro elétrico mais vendido da linha, ficaria mais acessível graças a uma renegociação com a matriz da empresa, que enxerga no mercado brasileiro um potencial para o EVs – especialmente após esses últimos meses, nos quais o segmento registrou alta considerável.

“Embora o volume de vendas totais dos modelos 100% elétricos ainda seja pequeno no Brasil, inferior a 1%, o crescimento desse segmento, que registrou alta de cerca de 45% de janeiro a setembro deste ano frente ao mesmo período de 2022, chamou a atenção da JAC Motors na China. Explicamos que o impacto de cerca de 5% a 7% no reposicionamento do preço refletiria num aumento de 20% a 30% nas vendas do E-JS1. E a matriz concordou"

JAC Motors

Vale lembrar que grande parte do crescimento do mercado de EVs se deve às chegadas recentes de novas opções de modelo elétricos mais acessíveis ao Brasil, como foi o caso do GWM Ora 03 (R$ 150 mil) e do BYD Dolphin (R$ 149.800) – este último que, inclusive, registrou em setembro recorde de comercializações da categoria para um único mês.

No entanto, apesar da redução do JAC e-JS1 e da chegada dos novos modelos, o carro elétrico mais barato do país ainda continua sendo o Caoa Chery iCar, vendido por R$ 119.990. 

Como é o JAC e-JS1?

Importado da China e equipado com motor de 62cv de potência e 15,3kgfm de torque, o JAC e-JS1 acelera até 100km/h em 10,7 segundos e tem baterias de fosfato de ferro lítio cuja capacidade máxima é de 30,2kW, proporcionado alcance elétrico de 161 quilômetros, segundo o ciclo do Inmetro. Os números são modestos, mas não inusitados, já que que o modelo é um dos de entrada entre os elétricos.

O hatch pesa 1.180kg e tem dimensões bastante compactas: 3,65m de comprimento, 1,67m de largura, 1,49m de altura e 2,39m de entre-eixos.

Por fim, vale lembrar que o carro elétrico faz parte de uma família maior de EVs da JAC, que conta com 16 veículos entre carros de passeio, picape, vans e caminhões.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas