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JAC lança J2 por R$ 30,9 mil e pedra fundamental da fábrica no Brasil

Marca chinesa inaugura pedra fundamental e dá início a construção de fábrica, lança novo compacto importado e anuncia mais produtos e motores para próximos meses

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Foto:

Modelo chega em versão única com motor 1.4 movido a gasolina



Camaçari (BA) * - Com a experiência de pouco menos de 50 anos no mercado chinês, a marca JAC (fundada em 1964) busca mostrar que quer chegar ao Brasil para ficar. O tom de empolgação, no entanto, que dominou os discursos dos executivos da empresa e autoridades da política local durante a inauguração da pedra fundamental da fábrica, anteontem, não tirou o senso “pé no chão” do importador e empresário do ramo Sergio Habib, que não acredita em crescimento do mercado brasileiro ano que vem e sabe que é preciso começar devagar.

Veja mais fotos do JAC J2

A fábrica, cujos trabalhos de terraplanagem devem terminar no início do ano que vem, deve entrar em operação no fim de 2014. A área é de 650 metros quadrados localizada em Camaçari (BA). Lá serão produzidos três carros compactos, frutos de uma mesma plataforma: um hatch, primeiro modelo a ser lançado ainda no segundo semestre de 2014, um sedã e um modelo aventureiro no estilo “VW CrossFox”, como definiu Habib. O modelo hacth será o substituto do J3 e custará entre R$ 30 mil e R$ 40 mil e vai inaugurar o motor 1.0 flex da marca no Brasil. O nome não foi revelado, mas o executivo garante que será “J alguma coisa, talvez J4”. A fábrica terá capacidade de produção de 100 mil veículos por ano, mas iniciará com um turno e produção de 20 mil unidades.

Acabamento no interior usa muito plástico e conta com parafusos expostos



J2 Com isso, o J3 atualmente comercializado deixará de ser importado e o futuro do J2, lançado oficialmente ontem, ainda é indefinido. “Também é a mesma plataforma, mas se ele vai continuar ainda vai depender de muita coisa”, afirmou Habib. O J2, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, mês passado, chega às revendas em dezembro, com preço de R$ 30.990, completo como é tradição das marcas chinesas (ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, airbag duplo, freios ABS, som com Mp3, entre os principais equipamentos). Se desejado ainda há opções de personalização com faixas decorativas e mudanças de cores nos retrovisores e rodas, que variam conforme o gosto do cliente e podem custar de R$ 390 a mais de R$ 1 mil. O modelo, antes de ser lançado no mercado brasileiro, sofreu mais de 300 modificações (mecânicas e estéticas) em relação ao que é comercializado na China.
 
Trata-se de um compacto de apenas 3,53m de comprimento (43cm mais curto que o J3) e 1,64m de largura (1cm menor que o irmão). A grande perda foi no porta-malas de 121, que mal carrega duas malas pequenas. A vocação é totalmente urbana. Em compensação, com o peso reduzido em 145kg, o que resultou em 915kg de peso total, o pequenino ficou leve e bem ágil. Sai da inércia e chega ao 100kmh, segundo o fabricante, em 9,8 segundos, alcançando velocidade máxima de 187kmh. Agilidade que pode ser conferida nas – diga-se de passagem - muito bem pavimentadas estradas da região de Camaçari até Salvador, se comparadas com as de Minas Gerais.



A posição de dirigir é muito boa e o acabamento razoável para o segmento em que concorre. A estabilidade que não pareceu ser das melhores. A grande dúvida, porém, fica na capacidade de resistência a impactos da carroceria. O irmão J3 acabou de ser reprovado em teste do Latin NCAP, recebendo apenas uma estrela, num total de cinco. Sergio Habib credita o mal resultado à mudança das regras e garante que aprimoramentos já estão sendo programadas. Para o J2, que ainda não passou pelos testes, ele calcula um resultado de duas estrelas – o que não é nada animador.

Na traseira, destaque para as grandes lanternas e a pequena tampa do porta-malas



NOVIDADES


Além do já mostrado J3 Sport que estréia o motor 1.5 flex em janeiro, está previsto para o fim do ano que vem o motor 1.4 flex nos J3 e J2 (além do 1.0 flex que estreará no modelo a ser produzido no Brasil como dito acima). Depois o J5 também receberá o motor 1.5 flex. Os motores flex da JAC usam a tecnologia Delphi, que despensa o uso do tanquinho. E começam aos poucos por exigência dos executivos da matriz, que ainda não “confiam” no sistema flex brasileiro.

Além dos motores flex, outra novidade da marca será um face-lift no J3, já previsto para meados do ano que vem, quando segundo Sergio Habib, o modelo deverá melhorar (um pouco) seu desempenho em crash-tests. Já para o final do ano está previsto o lançamento de um modelo automático, com câmbio CVT. Perguntado sobre o sedã A30 (com maior espaço interno e porta-malas), que deve ser lançado oficialmente na China em meados do ano que vem, Habib disse que o modelo só deve chegar ao Brasil cerca de um ano depois da estréia na China.

CURIOSIDADE

Durante a inauguração da pedra fundamental da fábrica da JAC Motors, foi enterrado o prmeiro JAC J3 que veio para testes no Brasil e rodou 243 mil quilômetros. Dentro do veículo foram colocadas mensagens de internautas e produtos típicos dos dias atuais como uma lata de coca-cola e um iphone. O modelo será desenterrado daqui a 20 anos (em 26 de novembro de 2032).

Veja o momento em que um J3 é enterrado na Bahia:

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_202210').innerHTML='';}



MAIS UMA

Ainda durante a solenidade, o ministro Fernando Pimentel afirmou a jornalistas que mais uma fábrica do segmento de veículos, mas não de automóveis de passeio, deverá ser construída na Bahia. Trata-se da Fóton, ramificação de ônibus e caminhões leves.

FICHA TÉCNICA: JAC J2

Motor 1.4 16V Gasolina
Potência: 108 cv
Torque: 14 kgfm
Câmbio: manual de cinco velocidades
Direção: elétrica
Velocidade máxima: 187 km/h
Aceleração (0 a 100 km/h): 9,8 segundos

Comprimento: 3.535 mm
Largura: 1.640 mm
Altura: 1.475 mm
Entre-eixos: 2.390 mm
Porta-malas: 120 litros
Tanque: 35 litros

Na sua casa por:
R$ 30.990

*A jornalista viajou a convite da JAC Motors do Brasil.

Durante a inauguração, um JAC J3 foi enterrado numa cápsula do tempo. O modelo só será tirado dali em 2032