A Jac Motors aposta todas as suas fixas no mais novo lançamento: o T40. Com foco nos hatchs aventureiros e no Honda WR-V, o SUV supercompacto chega com bom nível de equipamentos, espaço generoso e design diferenciado. Em um primeiro momento, serão duas opções, a Pack 2 por R$ 56,9 mil e a Pack 3, por RS 58,9 mil. A topo já está disponível, enquanto a de entrada só chega daqui a dois meses.
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O T40 sai de fábrica com motor 1.5 de 127 cavalos e 15,7 kgfm de torque, câmbio manual de cinco velocidades, freios a disco nas quatro rodas e suspensão independente tipo McPherson na dianteira e eixo de torção semi-independente na traseira. O conjunto é praticamente o mesmo do irmão maior T5. A transmissão automática CVT só será vendida, no início do ano que vem, por mais R$ 5 mil.
Entre os itens de série, o SUV tem, também, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, luzes de circulação diurna em LED, piloto automático, sensor crepuscular.
O Pack 3 acrescenta kit multimídia com tela de oito polegadas, câmera de ré e Jac Connect Front Camera, este último inédito no Brasil. Uma câmera voltada para a frente do carro filma todo o percurso do veículo, salvando as informações em um cartão de memória. Se acontecer um acidente, ele para de gravar e o arquivo pode servir como prova. Interessante, não?
Altos e baixos
O design, juntamente com o nível dos equipamentos, são os pontos fortes do T40. Criado por italianos, o visual do SUV é refinado, principalmente ao uso do cromado na grade frontal e em frisos espalhados pela carroceria. O interior evoluiu muito em relação aos outros modelos da marca. Materiais como couro e plásticos que imitam fibra de carbono e alumínio dão um charme a mais à cabine. Falando na parte de dentro, outro destaque do supercompacto é o bom espaço interno com capacidade para levar quatro adultos com facilidade. O porta-malas conta com 450 litros.
O conjunto mecânico é o calcanhar de aquiles do modelo. O motor de 127 cavalos perde força com facilidade, principalmente em subidas, e te obriga a trabalhar com rotações mais altas. Além disso, a suspensão, com curso curto, repassa qualquer desnível da pista para a cabine.