A JAC Motors anuncia o início das vendas no Brasil do crossover chinês T5 equipado com transmissão automática continuamente variável (CVT). Lançado no país em março, o modelo mantém o motor 1.5 16V VVT JetFlex de 125cv/127 cv (cavalos) de potência e 15,51kgfm/16,21kgfm de torque, abastecido com gasolina e etanol, na ordem, somando o piloto automático entre os itens de série.
A JAC afirma ter rodado 600 mil quilômetros durante alguns meses em testes de adaptação que deram origem a pequenos ajustes técnicos. Preço: R$ 69.990, na faixa de equivalentes nacionais equipados com câmbio manual.
A principal adaptação foi a nova calibração da unidade de controle da transmissão (TCU), visando melhor agilidade de resposta aos comandos do acelerador. Desenvolvida pela empresa belga Punch Power Train, a caixa CVT funciona em três modos: D (Drive), para condução normal, conforto e economia de combustível; S (Sport), com trocas de marchas em alta rotação e melhor desempenho; Sequencial ou Manual, em que o condutor comanda quando trocar as marchas.
A transmissão CVT do JAC T5 incorpora ainda a função Win, que auxilia a aceleração em pisos escorregadios como lama, bloqueando o câmbio numa relação mais longa para evitar que as rodas patinem.
De acordo com a JAC, no segmento em que concorre o T5, o dos SUV compactos – leia-se Ford EcoSport, Jeep Renegade e Honda HR-V – o câmbio automático responde por mais de 75% das vendas.
“Para realizar esse lançamento, conseguimos posicionar o T5 CVT em uma faixa de preços em que competem apenas concorrentes de entrada e com câmbio manual. Numa comparação direta com um dos principais players do segmento, o T5 é mais equipado e custa R$ 20 mil a menos”, argumenta o presidente da JAC no Brasil, o empresário Sérgio Habib.
DE SÉRIE Entre os equipamentos de série o JAC T5 vem com central multimídia fornecida pela Foxconn com mirror link e tela sensível ao toque de oito polegadas, que permite o espelhamento de smarphones e tablets, ar-condicionado automático, assistentes de partida em rampa e de frenagem de emergência, câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis com regulagem elétrica de altura, rodas de liga leve aro 16, sensor de estacionamento, monitoramento de perda de pressão dos pneus, Isofix e luzes diurnas de LED.