UAI

Jaguar apresenta o E-Pace, o mais novo membro da família de SUVs da marca

Modelo já chegou quebrando um recorde, saltando 15,3 metros de comprimento durante manobra em espiral de 270 graus. Compacto tem bom espaço interno e cinco opções de motorização

Publicidade
Jaguar apresenta o E-Pace, o mais novo membro da família de SUVs da marca
Jaguar apresenta o E-Pace, o mais novo membro da família de SUVs da marca Foto: Jaguar apresenta o E-Pace, o mais novo membro da família de SUVs da marca


A Jaguar tomou gosto pelos SUVs, coqueluche que a cada dia conquista público maior, e para ampliar sua gama, acaba de lançar o E-Pace, um modelo compacto que chegou fazendo barulho e quebrando recorde em Londres. Durante o lançamento mundial do modelo esta semana, o novo Jaguar realizou um salto de 15,3 metros de comprimento, fazendo uma manobra em espiral de 270 graus. A peripécia apenas comprova os dotes do utilitário-esportivo, que tem capacidade para cinco pessoas, tecnologia de sobra e motores a diesel e a gasolina.

A Jaguar Land Rover informou que o compacto E-Pace será fabricado a partir do fim ano na Áustria, onde também será produzido o elétrico I-Pace, em 2018. O novíssimo Jaguar E-Pace será o primeiro modelo a ser produzido como resultado do acordo entre a Jaguar Land Rover e a Magna Steyr, unidade operacional da Magna Inc., na Áustria. O SUV compacto também será fabricado na unidade de Changshu, na China, uma joint-venture entre a Chery e a Jaguar Land Rover, com produção destinada ao mercado local a partir de 2018. Mas a Jaguar Land Rover aproveitou a oportunidade para comunicar que não há previsão de ampliar a produção deste modelo para outras unidades fabris da marca, descartando o Brasil, por enquanto.

Utilitário-esportivo tem linhas modernas que lembram o F-Type, com formas robustas e aerodinâmicas...


TRAÇÃO
O E-Pace foi totalmente projetado no Reino Unido e chega para se juntar aos outros membros da família: o conceito elétrico I-Pace e o F-Pace, sucesso de vendas da marca. Trata-se de um SUV compacto com tração integral, que mantém a veia esportiva da Jaguar. Suas linhas foram inspiradas no superesportivo F-Type, principalmente pela grade frontal e formas robustas. O modelo tem capacidade para transportar cinco pessoas e conta com amplo porta-malas, com volume de 577 litros. De acordo com a Jaguar, o espaço interno foi otimizado graças ao uso da suspensão traseira Integral Link, que é mais com pacta.

... para favorecer ainda mais o desempenho, proporcionado por motores a diesel ou a gasolina


O modelo conta com uma completa gama de motores, sendo dois Si4 Ingenium 2.0 turbo a gasolina, com potências de 249cv e 300cv, e três opções a diesel, de 150cv, 180cv e 240cv, este último com 51kgfm de torque. Com o Ingenium turbo de 300cv, o E-Pace chega aos 100km/h em 6,4 segundos, com máxima limitada eletronicamente em 243km/h. É o primeiro modelo da Jaguar equipado com o sistema Active Driveline, que varia a força enviada aos eixos dianteiro e traseiro de acordo com a necessidade. Na estrada, por exemplo, o E-Pace pode ter o comportamento esportivo, com tração apenas na traseira. Mas se o sistema detectar alteração no comportamento do veículo, passa a disponibilizar tração nas quatro rodas, garantindo segurança e boa dirigibilidade.

O interior é sofisticado, com tela central de 10 polegadas no painel


TECNOLOGIA O modelo conta ainda com um sistema de frenagem autônoma de emergência que, com o auxílio de uma câmera, detecta pedestres e atua em conjunto com o Lane Keep Assist, que mantém o veículo trafegando na mesma faixa de rolamento. A eletrônica está presente também nos sistemas de auxílio a manobras de estacionamento, de detecção de ponto cego e de trânsito lento à frente. Outro destaque é o Head-up Display com projeção a laser no para-brisa que permite o motorista visualizar informações como limite de velocidade e direções de navegação sem desviar os olhos da estrada.

Para demonstrar a rigidez da carroceria e a força do conjunto mecânico, o dublê Terry Grant alçou voo com o E-Pace...


No quesito conectividade, o E-Pace traz como item de série uma tela de 10 polegadas sensível ao toque, que permite acesso a aplicativos como o Spotify. Outro sistema de destaque é o InControl, de entretenimento, que permite acessar números de serviços de emergência em caso de acidente e até mesmo regular a temperatura interna e dar a partida antes de entrar no carro. Tudo comandado pelo smartphone. Completam o pacote do E-Pace o sistema de condução, que permite diferentes configurações individuais, e a Activity Key, que conta com uma pulseira que substitui a chave convencional.

... levando o carro à torção de 270 graus, saltando distância de 15,3 metros


Para demonstrar a eficiência do conjunto mecânico e a resistência estrutural do E-Pace, a Jaguar promoveu uma exibição em Londres de arregalar os olhos. Ao volante do SUV compacto, o veterano dublê Terry Grant experimentou uma força G de 5,5 depois de uma arrancada de 160 metros para a obtenção da velocidade correta, entrando em uma rampa inclinada para um salto de 15 metros, levando o carro a torção de 270 graus. Um espetáculo que entrou para o Guinness World Records. A Jaguar Land Rover ainda não anunciou oficialmente, mas o E-Pace deve chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou início de 2018.