A Jaguar tomou gosto pelos SUVs, coqueluche que a cada dia conquista público maior, e para ampliar sua gama, acaba de lançar o E-Pace, um modelo compacto que chegou fazendo barulho e quebrando recorde em Londres. Durante o lançamento mundial do modelo esta semana, o novo Jaguar realizou um salto de 15,3 metros de comprimento, fazendo uma manobra em espiral de 270 graus. A peripécia apenas comprova os dotes do utilitário-esportivo, que tem capacidade para cinco pessoas, tecnologia de sobra e motores a diesel e a gasolina.
A Jaguar Land Rover informou que o compacto E-Pace será fabricado a partir do fim ano na Áustria, onde também será produzido o elétrico I-Pace, em 2018. O novíssimo Jaguar E-Pace será o primeiro modelo a ser produzido como resultado do acordo entre a Jaguar Land Rover e a Magna Steyr, unidade operacional da Magna Inc., na Áustria. O SUV compacto também será fabricado na unidade de Changshu, na China, uma joint-venture entre a Chery e a Jaguar Land Rover, com produção destinada ao mercado local a partir de 2018. Mas a Jaguar Land Rover aproveitou a oportunidade para comunicar que não há previsão de ampliar a produção deste modelo para outras unidades fabris da marca, descartando o Brasil, por enquanto.
TRAÇÃO O E-Pace foi totalmente projetado no Reino Unido e chega para se juntar aos outros membros da família: o conceito elétrico I-Pace e o F-Pace, sucesso de vendas da marca. Trata-se de um SUV compacto com tração integral, que mantém a veia esportiva da Jaguar. Suas linhas foram inspiradas no superesportivo F-Type, principalmente pela grade frontal e formas robustas. O modelo tem capacidade para transportar cinco pessoas e conta com amplo porta-malas, com volume de 577 litros. De acordo com a Jaguar, o espaço interno foi otimizado graças ao uso da suspensão traseira Integral Link, que é mais com pacta.
O modelo conta com uma completa gama de motores, sendo dois Si4 Ingenium 2.0 turbo a gasolina, com potências de 249cv e 300cv, e três opções a diesel, de 150cv, 180cv e 240cv, este último com 51kgfm de torque. Com o Ingenium turbo de 300cv, o E-Pace chega aos 100km/h em 6,4 segundos, com máxima limitada eletronicamente em 243km/h. É o primeiro modelo da Jaguar equipado com o sistema Active Driveline, que varia a força enviada aos eixos dianteiro e traseiro de acordo com a necessidade. Na estrada, por exemplo, o E-Pace pode ter o comportamento esportivo, com tração apenas na traseira. Mas se o sistema detectar alteração no comportamento do veículo, passa a disponibilizar tração nas quatro rodas, garantindo segurança e boa dirigibilidade.
TECNOLOGIA O modelo conta ainda com um sistema de frenagem autônoma de emergência que, com o auxílio de uma câmera, detecta pedestres e atua em conjunto com o Lane Keep Assist, que mantém o veículo trafegando na mesma faixa de rolamento. A eletrônica está presente também nos sistemas de auxílio a manobras de estacionamento, de detecção de ponto cego e de trânsito lento à frente. Outro destaque é o Head-up Display com projeção a laser no para-brisa que permite o motorista visualizar informações como limite de velocidade e direções de navegação sem desviar os olhos da estrada.
No quesito conectividade, o E-Pace traz como item de série uma tela de 10 polegadas sensível ao toque, que permite acesso a aplicativos como o Spotify. Outro sistema de destaque é o InControl, de entretenimento, que permite acessar números de serviços de emergência em caso de acidente e até mesmo regular a temperatura interna e dar a partida antes de entrar no carro. Tudo comandado pelo smartphone. Completam o pacote do E-Pace o sistema de condução, que permite diferentes configurações individuais, e a Activity Key, que conta com uma pulseira que substitui a chave convencional.
Para demonstrar a eficiência do conjunto mecânico e a resistência estrutural do E-Pace, a Jaguar promoveu uma exibição em Londres de arregalar os olhos. Ao volante do SUV compacto, o veterano dublê Terry Grant experimentou uma força G de 5,5 depois de uma arrancada de 160 metros para a obtenção da velocidade correta, entrando em uma rampa inclinada para um salto de 15 metros, levando o carro a torção de 270 graus. Um espetáculo que entrou para o Guinness World Records. A Jaguar Land Rover ainda não anunciou oficialmente, mas o E-Pace deve chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou início de 2018.