Alguns modelos são icônicos no universo automotivo, seja pela beleza de seu design ou pelo que representaram em termos de eficiência de conjunto mecânico e evolução tecnológica. O Jaguar E-Type é um exemplo disso, pois suas belas linhas inspiradas em um avião a jato mexeram até mesmo com Enzo Ferrari, que em 1961 o chamou de “o carro mais bonito até então produzido”. E, baseado no sucesso desse cupê esportivo, a Jaguar Land Rover Classic decidiu restaurar 10 unidades do modelo, preservando o máximo da originalidade e seguindo os rigorosos padrões de qualidade e segurança da marca inglesa. E se você tem interesse em ter um exemplar em sua garagem, pode preparar o bolso, pois o E-Type Reborn deve custar algo em torno de R$ 1,1 milhão.
Os exemplares do Jaguar E-Type Série 1 estão sendo integralmente restaurados em uma instalação construída em Coventry, no Reino Unido. A primeira unidade a ter o processo de reconstrução concluído é um E-Type Opalescent Gunmetal cinza, 4.2 coupé, que foi exportado para a Califórnia, nos EUA, em 1965. O hodômetro no painel do esportivo registrava 78 mil milhas, ou algo em torno de 125 mil quilômetros rodados, mas ele estava parado desde 1983. O automóvel mantinha os números originais de carroceria, motor e câmbio, componentes que foram meticulosamente restaurados pela Jaguar Land Rover Classic.
A equipe de experts em restauração faz o possível para manter a originalidade do modelo, seguindo as especificações técnicas estabelecidas pela fábrica na década de 1960, sendo que para isso eles têm acesso exclusivo aos registros e desenhos feitos pelo Jaguar Heritage Trust. O trabalho consiste em recuperar peças e reforçar painéis da carroceria com o tipo correto de soldagem da época. Somente os itens de segurança que estão em situação crítica são substituídos. Mas se o cliente quiser, pode solicitar que sejam feitas algumas melhorias no esportivo, como, por exemplo, um sistema de arrefecimento mais moderno e eficiente, uma caixa de marchas totalmente sincronizada e freios com pinças do modelo Série 2.
A primeira unidade do Jaguar R-Type Reborn faz sua estreia mundial no Techno Classica Essen Show, um dos maiores eventos de antigomobilismo do mundo, na Alemanha, que vai de hoje a domingo. Os outros nove exemplares já estão em processo de restauração e serão colocados à venda na nova instalação da Jaguar Land Rover Classic, que é a fonte oficial de carros autênticos, peças genuínas e serviços especializados da marca inglesa. A equipe de restauração é formada por 130 engenheiros altamente qualificados, formados dentro das unidades da Jaguar Land Rover.
REFERÊNCIA A história do icônico Jaguar E-Type para o público começou oficialmente em 1961, quando ele foi lançado no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. Suas belas e aerodinâmicas linhas decretaram o sucesso imediato, mas o modelo oferecia algo mais. Ao atingir a velocidade de 241km/h, tornou-se a nova referência para o automobilismo de alto desempenho da década de 1960. O esportivo alcançou ainda mais notoriedade quando atraiu o interesse de proprietários como Steve McQueen, George Best, Brigitte Bardot e Frank Sinatra. E nas corridas passou pelas mãos dos pilotos Graham Hill, Jackie Stewart, Roy Salvadori e Briggs Cunningham. Ou seja, trata-se de um esportivo que fez história e tem atributos para ser mantido na seleta galeria dos ícones da indústria automobilística.
FICHA TÉCNICA DO JAGUAR E-TYPE REBORN
PRODUÇÃO ORIGINAL: De 1961 a 1968 (Série 1)
MOTOR: 3.781cm³ ou 4.235cm³, seis cilindros em linha, a gasolina, potência máxima de 265cv
TRANSMISSÃO: Tração traseira, câmbio manual de quatro velocidades
FREIOS: Discos servo-assistidos dianteiros e traseiros
VELOCIDADE MÁXIMA: 241km/h
ACELERAÇÃO DE 0 A 100km/h: 7 segundos