O dia 4 de abril (4/4) já é emblemático para a Jeep, por ser mundialmente conhecido como “Jeep Day”, em referência à tração 4x4, um símbolo dos veículos da marca. E agora, a data se torna ainda mais especial por celebrar outro grande marco: exatamente 1 milhão de veículos Jeep fabricados no Brasil, mais especificamente no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE).
E o milionésimo veículo produzido foi o SUV Jeep Commander, que foi também o primeiro Jeep 100% desenvolvido no Brasil. Com ele, as outras 999 mil unidades somam quantidade suficiente de carros para, caso enfileirados, cruzarem o Brasil de Monte Caburaí (RR), ao Arroio do Chuí (RS), totalizando uma distância de 4.394km.
Na planta de Goiana, são fabricados, além do Commander, os modelos Jeep Renegade e Compass - todos SUVs. Sendo assim, atingir o marco de 1 milhão de unidades produzidas demonstra o protagonismo que os utilitários-esportivos vêm performando no mercado brasileiro.
História da planta de Goiana
Tudo começou em fevereiro de 2015, quando um canavial se transformou em uma das fábricas automotivas mais modernas da época.
Ali, a Jeep retomou a sua história de produção nacional, interrompida no final de 1960, quando a marca parou a fabricação dos CKDs. Esses veículos foram produzidos pela Jeep Brasil, durante as décadas de 1950 e 1960, na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco,
Na fábrica atual de Goiania, o Renegade foi o primeiro modelo a ser produzido, ainda em 2015. No ano seguinte, foi a vez da segunda geração do Compass passar a ter produção nacional. Este modelo foi responsável por 420.071 das 1 milhão de unidades fabricadas na planta.
Enfim em 2021, Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no país, começou a ser montado em Goiania. Hoje, ele soma 41.084 unidades.
Curiosidades sobre o marco de 1 milhão da Jeep
- Dentre os 1 milhão de Jeeps fabricados, o Renegade foi o modelo mais produzido nesses 8 anos;
- Para chegar a este número de produção da Jeep, foram necessárias 30 mil horas trabalhadas nas linhas de Goiana;
- As cores branca, cinza e preta foram as mais requisitadas dentre os modelos Jeep fabricados;
- 1 milhão é um número tão expressivo, que é maior do que a população de grandes capitais brasileiras, como Natal (RN), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). Seria como se cada habitante dessas lindas cidades brasileiras tivesse um Jeep e ainda sobraria.
A marca de 1 milhão conquistada no fim de março de 2023 leva em conta somente os modelos Jeep produzidos em Goiana, já que a planta também é responsável pela manufatura de outros modelos Stellantis.
- Jeep apresenta Cherokee 1978 híbrido, Wagoneer com ‘quarto’ no teto e outros
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!