UAI

Jeep Avenger, menor que o Renegade, é eleito Carro do Ano 2023 na Europa

É a primeira vez que um modelo da Jeep conquista esse prêmio

Publicidade
O Jeep Avenger vem sendo chamado por alguns de mini-Compass, devido às semelhanças com o SUV médio
O Jeep Avenger vem sendo chamado por alguns de mini-Compass, devido às semelhanças com o SUV médio Foto: O Jeep Avenger vem sendo chamado por alguns de mini-Compass, devido às semelhanças com o SUV médio

Pela primeira vez, em 2023 um produto de marca originária dos Estados Unidos ganhou o prêmio de Carro do Ano na Europa. O modelo em questão é o Jeep Avenger, modelo de entrada da fabricante, que disputava esse título com outros seis finalistas: Kia Niro, Nissan Ariya, Peugeot 408, Renault Austral, Subaru Solterra/Toyota bZ4X e Volkswagen ID.Buzz

O Avenger é o menor e mais acessível veículo da Jeep. O comprimento é 16cm menor que o do Renegade, Totalizando apenas 4,08m: medida típica de hatch compacto. Vale destacar que, apesar da origem estadunidense da marca, esse modelo foi desenvolvido com foco em outros continentes.

Existe a possibilidade, inclusive, de a Jeep comercializar o Avenger no Brasil futuramente. O fabricante já confirmou que está estudando o lançamento do modelo por aqui, mas, até o momento, não há informações precisas. A confirmação, ou não, dessa hipótese ainda levará mais algum tempo.

Jeep Avenger é um mini SUV elétrico

O projeto do Jeep Avenger é baseado na plataforma CMP, a mesma utilizada em outros dos produtos mais atuais do Grupo Stellantis, como Peugeot 208 e 2008. Graças a ela, o SUV tem propulsão puramente elétrica ou híbrida, dependendo da versão.

No caso da primeira opção, o motor desenvolve 156cv de potência e 26,5kgfm de torque, com uma autonomia de até 550km. Já a segunda traz uma unidade 1.2 de três cilindros turbo, que gera 100cv, além de um câmbio manual de 6 velocidades.

Sobre o prêmio de Carro do Ano na Europa

O prêmio de Carro do Ano na Europa é um dos mais tradicionais da imprensa mundial. A eleição cabe a um júri composto por 61 jornalistas automobilísticos de diversos países do continente. A eleição acontece anualmente de maneira ininterrupta desde 1964.

Um ano antes de a Jeep conquistar o prêmio de Carro do Ano na Europa com o Avenger, outra marca ganhou essa honraria pela primeira vez: a Kia. Em 2022, o eleito foi o modelo coreano EV6, que também é elétrico. Isso mostra que os veículos de propulsão verde caíram nas graças dos jurados.

Quer um SUV híbrido ou elétrico da Jeep? Então confira, no vídeo, a avaliação do Compass 4xe!

https://www.youtube.com/watch?v=N4RcQfiup7E&t=88s