UAI

Para focar na eletrificação, Jeep tira Gladiator de linha; confira a edição de despedida

Modelo saiu de linha na Europa, onde a marca tem fortes planos rumo à eletrificação

Publicidade
Edição de despedida é baseada na versão Overland
Edição de despedida é baseada na versão Overland Foto: Edição de despedida é baseada na versão Overland

Lançado em 2021 no mercado europeu, o Jeep Gladiator tem, agora, o seu fim selado por lá. Sim, o modelo, que marcou o retorno da montadora ao segmento de caminhonetes, sairá de linha no fim deste ano na Europa. O motivo? A marca pretende focar na eletrificação e, atualmente, o Gladiator é o único modelo Jeep oferecido sem opção eletrificada no Velho Continente.

Mas, para fechar esse capítulo com chave de ouro, a montadora fez questão de garantir, na Europa, uma edição final de despedida: a FarOut Final Edition, que é baseada na versão Overland. As diferenças exteriores limitam-se ao acabamento em preto brilhante nas rodas de alumínio de 18 polegadas, aos estribos laterais tubulares da Mopar, adesivos pretos nos para-lamas e a uma placa metálica “FarOut Edition” na tampa traseira.

Além disso, assim como acontece na Overland, o Jeep Gladiator de edição final vem com luzes de LED e capota rígida de três peças na cor da carroceria. O interior, por sua vez, conta com bancos revestidos em couro premium, opção de aquecimento para assentos e volante, sistema de áudio com nove alto-falantes, uma ampla gama de recursos ADAS e outros.

Sob o capô, o motor a diesel é um V6 de 3.0 litros, que produz 260cv e 61,2kgfm de torque. A potência é transmitida às quatro rodas por meio da caixa automática de oito velocidades e do sistema 4×4 Selec-Trac com caixa de transferência de duas velocidades e relação de marcha baixa.

Por fim, o novo (e último) Jeep Gladiator FarOut Final Edition já está disponível para encomenda on-line, partindo dos 77.500 euros, cerca de R$ 414 mil pela conversão direta.

E no Brasil?

Ainda não se sabe ao certo se o fim da produção do Jeep Gladiator na Europa afetará em algum momento a comercialização do modelo no Brasil.

O modelo comercializado por aqui é importado dos EUA, onde, embora ele ainda esteja em linha, a eletrificação avança de forma mais rápida, assim como acontece na Europa. Isso pode acabar levando o modelo do mercado norte-americano para os mesmos rumos do europeu: o fim. E se ele "morrer" nos Estados Unidos, também morrerá no Brasil.

Quais são os planos elétricos da Jeep?

Na Europa, a Jeep planeja se tornar uma montadora 100% elétrica até o fim de 2030. Até 2025, além do recém-lançado Avenger, outros três novos modelos totalmente elétricos devem chegar ao mercado, incluindo o Recon e Wagoneer.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas