A Jeep apresentou a linha 2022 do Jeep Compass, líder absoluto no segmento de SUVs médios no Brasil. Sem grandes mudanças visuais externas, o modelo mantém o estilo que o consagrou, mas com alguns retoques pontuais para atualizar a linha. As alterações no interior são mais evidentes, com novo painel e a nova tela de 10,1 polegadas do sistema multimídia. Outra novidade é o motor Turbo 270, que decreta a aposentadoria do 2.0 flex no Compass, mas o modelo mantém a opção do propulsor a diesel. A Série S passa a ser a versão topo de linha, equipada com essa nova motorização. Os preços do Compass 2022 vão de R$ 139.990 a R$ 216.990.
A história do Jeep Compass começou em 2007, quando o modelo foi lançado mundialmente no Salão do Automóvel de Detroit. Depois, em 2011, o SUV médio foi submetido ao primeiro facelift e passou a ser importado para o Brasil somente na versão Sport. Já em 2016, a Jeep lança a nova geração do Compass e inicia a produção do modelo na fábrica de Goiana (PE). No ano seguinte, já era o SUV mais vendido no Brasil, perdendo a posição somente em 2019 para o Jeep Renegade. Desde o seu lançamento no mercado brasileiro, já foram vendidas 230 mil unidades do Compass, sendo que nos três primeiros meses desse ano foram emplacadas 14.874 unidades, o que corresponde a 67,7% do segmento de SUVs médios.
Para lançar a linha 2022 do Compass, a Jeep promoveu diversas ações e aproveitou as comemorações dos 80 anos da marca para iniciar a pré-venda de um lote de mil unidades do modelo em uma Série Especial com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro. Com o preço de R$ 162.990, as mil unidades da Série Especial 80 anos foram esgotadas em 48 horas, e até o momento já foram vendidas mais de 5 mil unidades do modelo antes mesmo do lançamento. As primeiras unidades faturadas devem começar a ser entregues entre maio e junho.
MUDANÇAS O Jeep Compass 2022 não trás modificações significativas em seu visual externo e mantém sua identidade, que é uma das razões de seu sucesso. A grade de sete gomos, marca registrada do SUV, permanece, mas com miolo diferente. Os faróis estão um pouco mais estreitos e a luz diurna em LED que antes era na parte inferior, passou para a superior. O para-choque dianteiro ganhou novo desenho, com um nicho diferente para os faróis de neblina e entrada de ar menor na parte inferior.
A Série S do Compass passa a ser a versão topo de linha do modelo, equipada com o novo motor T270, câmbio automático de seis marchas e tração 4x2. É a que traz as modificações mais significativas, com faróis full LED, inclusive os de neblina, grade diferenciada, rodas de liga leve de 19 polegadas pintadas em grafite, teto em preto, carroceria e partes em plástico pintadas na cor Steel Gray, lanternas em LED e teto solar. A Série S não tem opcionais.
O interior traz as modificações mais significativas, tendo o painel com formas retilíneas e apliques em couro, além de volante com novo desenho, além de novos porta-objetos que somam 30 litros de capacidade. As versões mais equipadas trazem o sistema multimídia com tela tátil flutuante de 10,1 polegadas com a nova plataforma de infotainment Jeep Adventure Intelligence Plus desenvolvida no Brasil, que permite cinco perfis de usuários, conexão por Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth para dois dispositivos, além de carregador de celular wireless. O Adventure Intelligence traz ainda a possibilidade da partida remota, com acionamento do ar-condicionado, além de sistema de navegação nativo. Os comandos podem ser dados por assistente pessoal de voz, smartphone ou smartwatch.
As demais versões do Compass contam com multimídias com tela de 8,4 polegadas e também com o Adventure Intelligence. O painel de instrumentos digital tem tela de 10,25 polegadas. O novo Compass ainda traz novos itens de condução semiautônoma, entrada USB tipo C, Auto Hold, porta-malas com sensor de presença (abre e fecha a tampa sem o uso das mãos, passando o pé sob o para-choque traseiro), rebatimento automático dos retrovisores e seis air-bags de série desde a primeira versão. Já as versões de topo de linha são equipadas com sete airbags, acrescentando o de joelho para o motorista.
CARPAY A Jeep aproveitou o lançamento do Compass para apresentar a plataforma Cart. Trata-se de um sistema de pagamento acessado por meio da multimídia ou smartphone, que permite o motorista receber notificações sobre os postos de abastecimento mais próximos. Além disso, é possível pagar pedágios, estacionamentos e fazer pedidos em redes de fastfood, restaurantes e outros, agilizando o processo de retirada do produto solicitado. A plataforma ainda está em teste e deverá ser lançada oficialmente no segundo semestre.
O Jeep Compass é construído sobre a Plataforma Global Small Wide, e nas versões T270 flex têm ângulo de entrada de 21,5 graus, de saída 30,7 graus e 20,5cm de altura em relação ao solo. Já nas versões equipadas com o motor 2.0 turbodiesel houve ganho nos ângulos com a modificação dos para-choques, sendo o de entrada de 30,3 graus e o de saída 32,1 graus, com 21,2cm de altura em relação ao solo.
NOVO MOTOR Mas uma das principais novidades do Compass é o motor Turbo Multair T270, um quatro cilindros com injeção direta de combustível que gera 180cv com gasolina e 185cv com etanol, e torque máximo de 27,5kgfm (g/e). De acordo com a Jeep, o motor produzido em Betim (MG) ganhou nota A na avaliação do Inmetro para consumo e emissões de combustíveis, antecipando o regime Proconve L7. Com esse propulsor, o Compass registrou na cidade 10,5km/l (g) e 7,3km/l (e). Na estrada foram 12,1km/l (g) e 8,7km/l (e). O modelo acelera até os 100km/h em 8,8 segundos. De acordo com a Jeep, as versões equipadas com o T270 apresentam uma redução de consumo de combustível de 15% a 18% em comparação ao 2.0 aspirado de 166cv que deixa de ser oferecido no Compass.
O motor T270 é acoplado ao câmbio automático de seis velocidades, que passa a contar com o modo Sport, com tecla no console, para trocas de marchas em rotações mais elevadas e de forma mais rápida, deixando o SUV mais esperto. As versões 4x2 trazem o Jeep Traction Control %2b, que tem conceito similar ao Locker, porém, com funcionamento todo eletrônico. Em caso de falta de aderência, o sistema transfere todo o torque para a roda dianteira que está em contato com o solo.
ARLA 32 O motor 2.0 litros turbodiesel continua a ser oferecido na linha 2022 do Compass, mas passou por alterações na calibração para atender às exigências de emissões. Para isso, a Jeep optou por usar o Arla 32, que é um reagente composto por ureia e água desmineralizada, usado no sistema de Redução Catalítica Seletiva para diminuir quimicamente a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape dos veículos movidos a diesel. Com isso, o Jeep Compass a diesel passa a contar com um reservatório extra (como o tanquinho do sistema de partida a frio) para o Arla 32, que deve ser abastecido a cada 10 mil quilômetros ou uma vez por ano. O indicador de abastecimento está disponível no painel do SUV.
As suspensões também foram ajustadas para receber o motor T270, ganhando novas molas e amortecedores com nova calibração. Na prática, de acordo com a Jeep, o Compass ganhou uma direção mais progressiva, com mais conforto em manobras e firmeza em velocidades elevadas, além de maior estabilidade e menor inclinação da carroceria.
No quesito auxílio à condução, a novidade é o Advanced Driver-Assistance Systems (ADAS), que traz frenagem emergencial automática (AEB), piloto automático adaptativo (ACC), aviso de mudança de faixas (LDW ), monitoramento de ponto cego (BSD), detector de tráfego cruzado em marcha a ré (RCP), sistema de estacionamento semiautomático Park Assist (SPM), comutação automática dos faróis (AHB), reconhecimento de placas de trânsito de velocidade da via (TSI) e detector de fadiga. O modelo conta ainda com o sistema Auto Hold, que dispensa acionar o freio em congestionamentos.
Questionados sobre a chegada dos novos concorrentes no segmento de SUVs médios – Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos –, os executivos da Jeep reconheceram as qualidades dos modelos e disseram que tem espaço para todos no mercado brasileiro, mas afirmaram que o objetivo é manter a liderança com o Compass. Apesar da medida provisória que impede a isenção do IPI para pessoas com deficiência (PcD), a Jeep revelou que vai manter a política de descontos da fábrica para esse público.
EQUIPAMENTOS EM CADA VERSÃO
COMPASS SPORT – Equipada com motor T270 turbo flex e câmbio de seis velocidades, a versão de entrada traz seis airbags, central multimídia de 8,4 poelgadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED, Jeep Traction Control , Auto Hold, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas e três entradas USB (sendo uma tipo C). Os opcionais são os bancos revestidos em couro (R$ 2.500) e o pack Protection (R$ 950).
COMPASS LONGITUDE – Com todos os itens da versão Sport, a Longitude (a diesel ou flex) ainda acrescenta entre os itens de série a central multimídia de 10,1 polegadas, com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, navegação embarcada, bancos revestidos em couro, quadro de instrumentos de 7 polegadas, retrovisores elétricos, aletas no volante para trocas de marchas, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18 polegadas pintadas. Os opcionais são teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e bancos revestidos em couro na cor Cinza Steel (R$ 1.600).
COMPASS SÉRIE ESPECIAL 80 ANOS – Também disponível com motor flex ou diesel, acrescenta em relação à versão anterior carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1 polegadas, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist, som premium Beats, acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, badges e tags 80th na parte externa e interna do carro. O único opcional é o teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900).
COMPASS LIMITED – Além dos ítens disponíveis na versão anterior (exceto os exclusivos da série 80 Anos e som premium Beats), a versão é equipada com o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, teto pintado em preto, rodas de 19 polegadas diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total). Os opcionais são teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900), bancos em marrom arizona (R$ 1.600) e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).
COMPASS TRAILHAWK – Equipada com motor TD350 turbo diesel e câmbio automático de nove marchas, traz todos os itens da Limited e acrescenta novo adesivo de capô, rodas de 17 polegadas diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, suspensão elevada off-road, seletor de terrenos com o exclusivo modo Rock, selo Trail Rated (concedido aos modelos Jeep de maior capacidade na condução em todo o terreno). Os opcionais são teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).
COMPASS SÉRIE S – Trata-se da versão mais premium do novo Compass e não tem opcionais. Traz de série todos os itens da versão Limited e mais teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os itens de direção autônoma: frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.
VERSÕES E PREÇOS DO COMPASS 2022
Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 139.990
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 154.990
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 162.990
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 176.990
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 187.990
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 196.990
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 204.990
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990