UAI

Jeep anuncia três novos modelos elétricos, entre eles o Avenger

O novo SUV de dimensões compactas da Jeep, chamado de "mini-Compass", será lançado em versão elétrica, mas poderá ser híbrido também

Publicidade
O Jeep Avenger vem sendo chamado por alguns de mini-Compass, devido às semelhanças com o SUV médio
O Jeep Avenger vem sendo chamado por alguns de mini-Compass, devido às semelhanças com o SUV médio Foto: O Jeep Avenger vem sendo chamado por alguns de mini-Compass, devido às semelhanças com o SUV médio

A Jeep acaba de anunciar um novo plano para a sua nova geração de veículos 4xe (novo 4X4) elétricos. Com ele, a marca pretende se tornar a líder no segmento de SUVs elétricos.

O plano foi apresentado no canal da Jeep no Youtube. Ele prevê a introdução de três novos SUVs totalmente elétricos na América do Norte e na Europa até o fim de 2025. São os modelos Recon, Wagoneer e o Avenger, que vem sendo chamado de mini Compass.

Além disso, a nova agenda prevê que 50% das vendas da Jeep sejam de modelos totalmente elétricos até 2030 nos EUA e que 100% das vendas até a mesma data na Europa.

“Impulsionados pelo sucesso de nosso portfólio 4xe eletrificado na América do Norte e na Europa, estamos projetando e desenvolvendo os SUVs Jeep mais capazes e sustentáveis até hoje, buscando nos tornar a marca líder de SUVs com emissão zero no mundo. Esta é uma estratégia com visão de futuro para ajudar a garantir que milhões de fãs da Jeep em todo o mundo continuem a ter um planeta para explorar, abraçar e proteger. A eletrificação é ótima para nossa marca, tornando-a ainda mais capaz, emocionante, sustentável e divertida”. 

Christian. Meunier, CEO da marca Jeep.

A Jeep já divulgou as primeiras informações e imagens de três de seus novos SUVs elétricos: o novo Jeep Recon, um novo Wagoneer e o novo Jeep Avenger.

Jeep Recon

Com previsão de lançamento para a América do Norte inicialmente, o Recon será um dos primeiros novos SUVs elétricos da marca. Ele será oferecido exclusivamente com uma bateria BEV e com capacidade off-road, incluindo:

  • Powertop de um toque e portas e vidros removíveis;
  • O sistema Uconnect de última geração, incluindo guias de viagem detalhados das trilhas off-road mais significativas;
  • Sistema de tração Jeep Selec-Terrain, tecnologia de eixo e-locker, proteção sob a carroceria, ganchos de reboque e pneus off-road radicais.

“O novíssimo Jeep Recon totalmente elétrico consegue atravessar a poderosa Rubicon Trail, uma das trilhas off-road mais desafiadoras dos EUA, e chegar ao fim da trilha com autonomia suficiente para voltar à cidade e recarregar”

Christian Meunier

Esse SUV global será apresentado ao público no próximo ano e a sua produção começará em 2024 na América do Norte. Os clientes nos EUA poderão fazer uma reserva do modelo já a partir do início de 2023. Ele será vendido nos principais mercados do mundo, incluindo o europeu.

Jeep Wagoneer elétrico

A família Wagoneer da Jeep será complementada com um novo SUV totalmente elétrico. Com o codinome Wagoneer S, o veículo terá capacidade 4X4 e bateria BEV, que oferecerá autonomia de 644 quilômetros com uma única carga, além de potência de 600cv.

O seu design exterior será marcado por uma grade iluminada por LED.

“Vamos encantar nossos clientes com um SUV premium e altamente eficiente, carregado de tecnologia e projeto de alta qualidade, oferecendo capacidade 4x4, alto desempenho, aceleração rápida e um alcance alvo de 400 milhas com uma única carga”, acrescentou Meunier.

Christian Meunier

O novo Wagoneer BEV seguirá os mesmos prazos do Recon.

Jeep Avenger

Até o final deste ano, a Jeep planeja que 100% do portfólio de SUVs esteja eletrificado em quase todos os mercados europeus.

Para isso, a marca apresentará quatro veículos de emissão zero na Europa até 2025. O primeiro modelo dessa investida é o novo e totalmente elétrico Jeep Avenger, um SUV compacto. Ele será posicionado sob o Jeep Renegade e será produzido na fábrica da Polônia. No Brasil, esse modelo vem sendo chamado de mini Compass, pelas semelhanças com o modelo médio da Jeep.

Com autonomia elétrica almejada de 400 quilômetros, esse novo SUV promete entregar um interior moderno e tecnológico.

“O novo Avenger oferecerá a funcionalidade da marca Jeep que é adequada ao mercado europeu. Esse SUV moderno, divertido e emocional atrairá uma quantidade cada vez maior de clientes que procuram por uma alternativa hábil, compacta, moderna e totalmente elétrica da marca Jeep para os players atuais” 

Antonella Bruno, Head da Jeep Europa na Stellantis.

O Jeep Avenger vai estrear durante o dia de imprensa do Salão Automóvel de Paris, em 17 de outubro, com abertura de reservas para os clientes nesse mesmo dia. O lançamento é previsto, na Europa, para o início de 2023.

Brasil e América do Sul

A agenda de eletrificação da Jeep também se expande para o Brasil e região.

O primeiro passo já foi dado aqui com o lançamento do Compass 4xe Híbrido Plug-in em abril de 2022. Um segundo modelo 4xe chegará em breve ao país. Existe grande chance de o modelo Avenger chegar ao Brasil, talvez não na versão 100% elétrica, mas em uma configuração híbrida que ainda será lançada.

A marca afirma estar seguindo atenta às demandas do mercado de elétricos no Brasil e na América do Sul e garante que muitas novidades virão.

O VRUM já testou o Jeep Compass 4xe lá na Itália; assista o vídeo!

https://youtu.be/N4RcQfiup7E