A linha Jetta 2008 chega às concessionárias Volkswagen com uma novidade interessante debaixo do capô. O motor ganhou 20 cv e desenvolve 170 cv de potência. Além do desempenho superior, outro aspecto também subiu: o preço. Em relação à linha 2007, o Jetta ficou quase R$ 1.500 mais caro, custando agora R$ 86.290. De acordo com a Volkswagen, além da motoritação, o sedã possui como diferenciais o câmbio e o conjunto equipamentos/tecnologia.
Para ficar mais potente, o propulsor 2.5 20V de cinco cilindros recebeu modificações no coletor de admissão, além da reprogramação da central eletrônica que gerencia o funcionamento do motor (ECU). Além dos 170 cv a 5.000 rpm, o torque também aumentou, chegando a 23,27 kgfm a 4.250. De acordo com números de fábrica, o Jetta 2008 precisa de 8,9 s para ser acelerado de 0 a 100 km/h. Sua velocidade máxima é de 205 km/h.
Equipamentos de sobra
No Brasil desde julho do ano passado, o sedã é equipado com transmissão automática sequencial de seis marchas Tiptronic. Entre os equipamentos de série, destaques para o computador de bordo, piloto automático, volante de direção multifuncional, trio elétrico, CD Player com MP3, dez alto-falantes e ar-condicionado eletrônico de duas zonas, que dá ao motorista e ao acompanhante o ajuste individual da temperatura. No quesito segurança, o Jetta tem seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, sendo que encostos dianteiros apresentam um sistema que, em caso de acidente, movimenta-os para a frente, reduzindo o efeito "chicote" no pescoço. O sedã tem ainda freios com ABS (sistema anti-bloqueio das rodas) e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), além de ASR (controle eletrônico de tração), que evita o destracionamento das rodas dianteiras, e ESP (programa eletrônico de estabilidade), que corrige e evita que as rodas patinem ou eventualmente derrapem por excesso de velocidade ou piso escorregadio.
Como opcional, a Volkswagen oferece seis equipamentos independentes para o Jetta: teto solar, faróis bi-xenon e lavador dos faróis, revestimento interno em couro e aquecimento, cortina de proteção solar traseira, sensor de estacionamento e rodas de liga-leve de 17 polegadas.
Você acha que falta mais alguma coisa ao VW Jetta? CLIQUE AQUI e OPINE!