UAI

Kardian: Renault vai continuar vendendo o Sandero, só que mais caro

Kardian nada mais é que a terceira geração do Sandero, apesar de a Renault ter tirado o modelo de linha. Entenda a estratégia do lançamento

Publicidade
Renault aproveitou o fim do Captur para focar na produção do Kardian
Renault aproveitou o fim do Captur para focar na produção do Kardian Foto: Renault aproveitou o fim do Captur para focar na produção do Kardian

A Renault vai apresentar o (supostamente) inédito Kardian em outubro. O veículo vem sendo identificado como um SUV compacto, mas não é bem assim. Derivado do Dacia Stepway, o modelo não será nada muito além disso, ou seja um bom e velho Sandero Stepway.

De certa forma, isso entra em conflito com o plano anunciado pela marca francesa no Brasil, batizado Renaulution, que vai manter em linha apenas produtos mais lucrativos. Foi essa resolução que tirou o Sandero e o Logan de linha.

No entanto, o Kardian nada mais é que um Sandero, porém de terceira geração, como seria o ciclo natural do produto. Além de uma carroceria com linhas renovadas, a atual geração do Dacia Sandero (que incluiu o Stepway) usa a plataforma CMF-B, o que pode resultar em evolução na segurança e tecnologia, se o fabricante quiser investir.

Renault Kardian é o próprio Dacia Sandero

Do ponto de vista do design, ao usar como base as imagens de patente registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o Kardian será exatamente um Dacia Sandero. O modelo nem mesmo vai seguir a receita básica desse subsegmento (de hatches transformados em SUV), de manter a porção central do veículo base e remendar uma dianteira e uma traseira mais altos e encorpados.

No conjunto mecânico, a grande novidade será a estreia do motor 1.0 turbo, com injeção direta de combustível, que na Europa tem 115cv de potência e 20,4kgfm de torque. Esse motor será fabricado no Brasil, ganhando tecnologia flex que poderá resultar em um pequeno aumento desses números. De acordo com a Quatro Rodas, o câmbio será automatizado de dupla embreagem com seis velocidades, também com produção nacional.

Dacia Sandero Stepway de frente me movimento
Dacia Sandero Stepway

Interior será espaçoso

No interior, o que se sabe até o momento é que o Kardian terá central multimídia flutuante e quadro de instrumentos digital de 8 polegadas. O entre-eixos de 2,60 metros do Dacia Sandero é garantia de bom espaço interno. Já o porta-malas de 328 litros é bom apenas para um hatch, que é o caso do veículo.

Ou seja, vem aí a terceira geração do Renault Sandero, que vai adotar outro nome para que a marca possa lucrar mais em cima do modelo. E, se os franceses não têm vergonha de chamar o Kwid de SUV, o que dirão sobre o Kardian? O lançamento do modelo será no início de 2024.