Acelerando sua estratégia de eletrificação, a Kia revelou, neste mês, três novos modelos elétricos. Dentre eles, um já foi oficialmente apresentado como veículo de produção, o SUV compacto EV5, enquanto os outros dois, o EV3 e o EV4, ainda se limitam a conceitos – mas se tornarão modelos de produção em breve.
De acordo com a Kia, os lançamentos reforçarão o compromisso da marca com a "revolução dos veículos elétricos". Os modelos se juntarão ao crossover EV6 e ao SUV EV9, ambos elétricos já à venda no mercado e com previsão de chegada ao Brasil para o fim deste ano ou início de 2024.
A ideia da montadora, traduzida pelo slogan "EVs para todos", é oferecer uma linha completa de EVs que atende às mais diversas demandas dos clientes:
"A Kia está muito focada em fornecer soluções para as preocupações que continuam a causar hesitação quando se trata de comprar um veículo elétrico. Vamos atender às expectativas dos clientes, oferecendo uma linha completa de veículos elétricos em diversas faixas de preço e melhorar a disponibilidade da infraestrutura de carregamento"
Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia
Sobre os três lançamentos elétricos da Kia
Dentre os modelos apresentados pela Kia, o EV5 é o único cujo projeto já foi, de fato, concluído, com o início das vendas previsto para 2024 no mercado externo. O modelo, conforme afirma a marca, é um "SUV elétrico compacto para famílias millenials" equipado com motor elétrico de 215cv de potência 31,6kgfm de torque.
O conceito do Kia EV3, por sua vez, pretende entregar os mesmos benefícios do Kia EV9, mas com dimensões um pouco menores, se posicionado como um SUV compacto com visual "quadradão" e dimensões próximas às do Sportage. Já o conceito EV4 promete ser um sedan elétrico rival do Tesla Model 3 e com design bastante futurista.
Vale lembrar que, muito provavelmente, os carros de produção derivados desses conceitos terão o visual bem próximo ao de seus protótipos. Afinal, foi assim com os Kia Niro, Sportage, EV6 e EV9.
Além de revelar a nova linha de veículos elétricos, a Kia a também revelou planos para melhorar várias ofertas de experiência do cliente. Isso inclui simplificar diferentes funções em um aplicativo de smartphone amigável, introduzir novos serviços em seus locais físicos e fornecer aos clientes serviços de inteligência artificial (IA) no veículo.
"A Kia visa fornecer soluções de mobilidade sustentável e satisfazer as necessidades dos nossos clientes, eliminando as dificuldades percebidas. Queremos tornar toda a jornada do cliente, do digital ao off-line e às interações no veículo, o mais fácil e agradável possível. Isso inclui as etapas de pré-compra, compra e pós-compra"
Charles Ryu, chefe da divisão de marca e experiência do cliente
O objetivo da marca é atingir a meta anual global de vendas de 1 milhão de carros elétricos até 2026 e, depois, aumentá-la para 1,6 milhão de unidades por ano até 2030. Para o futuro, ela afirma que novos modelos elétricos ainda estão por vir.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!