Em 2023 é um ano bastante simbólico para a Kia no Brasil: a empresa completou 30 anos de atuação no Brasil e atingiu a marca de 450 mil veículos vendidos no país. Na verdade, o início das atividades, mesmo, data de 30 de junho de 1992, quando o Grupo Gandini passou representar a marca sul-coreana no país. O mercado local, então, havia acabado de se abrir a produtos estrangeiros.
Entre agosto e dezembro daquele ano, a importadora implantou a rede autorizada e ainda apresentou a gama de produtos no Salão do Automóvel de São Paulo. O primeiro lote trazido ao país era formado 1.000 veículos utilitários, entre os quais a van Besta e os comerciais leves Ceres e K3500.
De lá para cá, a empresa apostou em produtos de diversos segmentos. As apostas mais recentes têm sido em modelos híbridos, como o Stonic e o Niro. O que não mudou foi a representação do Grupo Gandini, que desde então importa os carros da Kia.
A trajetória teve alguns momentos difíceis, devido, em especial, a oscilações na cotação do dólar e a mudanças na tributação de veículos importados. Porém, também existiram fases prósperas, nos quais alguns modelos se destacaram bastante. E o listão de hoje é justamente sobre eles.
O VRUM enumerou 5 carros da Kia que se destacaram no mercado e fizeram sucesso junto aos consumidores. Alguns deles alcançaram grande longevidade e tiveram diferentes gerações trazidas ao país. Confira o listão!
1- Kia Besta
A Besta foi o primeiro sucesso da Kia no Brasil. Na verdade, a van foi um verdadeiro fenômeno de vendas, em uma época na qual o único veículo desse gênero no mercado brasileiro era a já antiquada Volkswagen Kombi. Entre os equipamentos, trazia ar-condicionado e direção hidráulica, dois verdadeiros luxos para a época. O modelo teve uma infinidade de utilizações, sendo o transporte escolar uma das mais comuns.
Ao ser lançada, em 1993, a Kia Besta trazia um motor 2.2 a diesel, logo trocado por um 2.7, movido pelo mesmo combustível. A segunda geração chegou em 1997 e permaneceu no mercado até 2005. A gama teve versões para 12 ou 16 passageiros e furgão, além do caminhãozinho Bongo, que inicialmente compartilhava o chassi com a van e sobreviveu a ela, sendo vendido até hoje.
2- Kia Sportage
A própria Kia se refere ao Sportage como o produto de maior sucesso no Brasil. E não é para menos: está no mercado desde 1995. Inicialmente, o modelo era um jipinho com boa aptidão para o off-road, com direito a tração 4x4 e opção de motor 2.2 a diesel, além de 2.0 a gasolina.
Aquela foi a primeira de cinco gerações, sendo que, da segunda safra para a frente, o Sportage assumiu uma proposta mais urbana, seguindo a tendência dos SUVs atuais. Em 2022, chegou ao país a última linhagem, que traz sistema do tipo híbrido leve, capitaneado por um motor 1.6 turbo: a potência máxima é de 180cv. As vendas no país já somam 106 mil veículos, um recorde dentro da gama.
3- Kia Cerato
O início da carreira do Kia Cerato foi bastante discreta: pouca gente se lembra da primeira geração do modelo, que teve vendas magras. Porém, a segunda linhagem do sedan protagonizou uma verdadeira reviravolta, alcançando boa participação no mercado. Até hoje é a mais lembrada, graças, em grande parte, ao design atraente, que marcou o início dos trabalhos de Peter Schreyer na empresa.
A terceira geração também tinha visual acertado, mas já não fez tanto sucesso quanto a antecessora, devido, em grande parte, à alta do IPI para automóveis importados em 2011. A quarta e última safra veio em 2019 com um motor 2.0 de 167cv, que enfim substituiu o 1.6 dos modelos anteriores. O sedan deixou o país em 2022, mas há expectativas de que a versão reestilizada ainda possa retornar.
4- Kia Soul
No material publicitário, a Kia se referia ao Soul como "o carro design". Verdade seja dita, as linhas realmente eram marcantes e originais. O projeto, também obra de Peter Schreyer, era de um hatch com carroceria mais alta (mais ou menos como o Volkswagen Fox), mas as proporções da carroceria fizeram muita gente chamá-lo de SUV.
O lançamento no Brasil havia ocorrido em 2009, porém, já em 2014, o hatch foi totalmente reprojetado. No entanto, a segunda geração causou menos repercussão e, consequentemente, acabou tendo vendas menores. O motor sempre foi 1.6 de aspiração natural.
5- Kia Picanto
Com porte subcompacto e proposta um pouco mais sofisticada que os modelos nacionais de entrada, o Picanto é outro dos carros da Kia que conseguiu fidelizar uma clientela. O hatch chegou ao país em 2006, mas a geração mais marcante foi a segunda, de 2011, graças ao design e ao motor 1.0 de três cilindros, então novidade no mercado brasileiro.
Nos anos seguintes, porém, as vendas declinaram, devido à elevação da alíquota de IPI para carros importados e à desvalorização do Real. Ainda assim, o Picanto permaneceu à venda até 2018, quando as últimas 100 unidades do modelo desembarcaram no país. Esses veículos já eram da terceira geração e na versão "esportivada" GT. O hatch contabilizou 42 mil exemplares emplacados por aqui.
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