A vida da Kia não anda fácil no Brasil. Com o dólar em alta e participação bem discreta no mercado brasileiro, a montadora coreana, que pertence ao Grupo Hyundai, tenta se reinventar para melhorar sua performance por aqui. Para isso, está trazendo a nova geração do sedã médio Cerato, que chega reestilizado, com motor 2.0 flex aspirado e sistema multimídia com tela de oito polegadas. Além do sedã, a Kia revelou que já está providenciando a homologação do crossover Niro e do sedã grande Optima nas versões híbridas, além do Soul 100% elétrico, que devem chegar ao Brasil em 2020.
O Kia Cerato é um dos modelos mais vendidos da Kia no mercado brasileiro, mas concorre em um segmento que tem medalhões de peso. O sedã médio da marca coreana ocupa a oitava posição no ranking dos mais emplacados, com 1.428 unidades vendidas de janeiro a agosto. Os líderes do segmento são nada mais, nada menos que Toyota Corolla (36.640 unidades), Honda Civic (17.720) e Chevrolet Cruze (11.992). Todos com preços superiores a R$ 100 mil, mas com motores mais eficientes e mais tecnologias.
Produzido na fábrica Pesquería, no México, o novo Kia Cerato vai chegar às concessionárias da marca no início de outubro, nas versões EX, por R$ 94.990, e SX, por R$ 104.990, com garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros. Para conquistar o público do segmento de sedãs médios, a Kia tentou dar ao novo Cerato um aspecto mais esportivo, sem perder o ar de sofisticação. As linhas do modelo foram inspiradas no fastback KIa Stinger GT. O modelo tem o capô mais alongado e traz detalhes cromados, a grade -denominada pela marca como "nariz de tigre" - redesenhada, modificando o visual e melhorando a ventilação do motor. O modelo traz ainda antena shark, faróis de neblina com lentes de projeção, luz diurna de navegação (DRL) em LED e novas rodas de liga leve de 16 polegadas calçadas com pneus 205/60. Na traseira, destaque para a saída de escapamento esportiva e cromada, além de novas lanternas em LED na versão SX, conectaras por um friso.
O novo Kia Cerato cresceu. Passou de 4,56m para 4,64m de comprimento, e de 1,78m para 1,80m de largura. A altura é de 1,44m e a distância entre-eixos é de 2,70m, garantindo bom espaço interno ao sedã. O porta-malas com capacidade de 520 litros e generoso e ainda conta com iluminação.
Por dentro, o novo Cerato mantém o bom nível de acabamento, com materiais agradáveis ao toque, comum no segmento de sedãs premium. As duas versões disponíveis no Brasil trazem sistema multimídia com tela tátil colorida e flutuante de oito polegadas, além de painel redesenhado. A versão SX traz ainda ar-condicionado digital dual zone com filtro antipólen e design tipo turbina, com saídas de ventilação para os bancos traseiros.
O volante ganhou novo desenho, revestimento em couro e regulagens de altura e profundidade, além de ser multifuncional, com controles do sistema de som e de chamada, do piloto automático e do computador de bordo. A versão SX traz os bancos revestidos em couro, com sistema de aquecimento de três níveis nos assentos dianteiros. No painel, revestimento soft touch, maçanetas internas em aço escovado e na versão topo de linha pedais e descanso de pé metalizadas.
A lista de equipamentos da versão SX acrescenta ainda chave Smart Key com partida do motor por botão Start/Stop, além de travamento e abertura das portas e do porta-malas à distância. O modelo ganha em tecnologia ao disponibilizar Bluetooth com comandos de voz e conectividade de smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay, entrada auxiliar e USB. O sistema de som vem equipado com quatro alto-falantes e dois tweeters.
MOTOR Outra novidade no Cerato é o motor Nu2 de 2.0 litros, flex, de quatro cilindros, 16 válvulas, Dual CVVT, com sistema auxiliar de partida a frio, que dispensa o tanquinho. Enquanto alguns concorrentes trazem motores turbo mais potentes, a Kia optou pelo aspirado. O propulsor desenvolve até 157cv a 6.200rpm e tem torque de apenas 19,2kgm a 4.700rpm, quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência sobe para 167cv a 6.200rpm e o torque chega a 20,6kgm a 4.700rpm. O conjunto conta ainda com acelerador eletrônico tipo drive-by-wire, e transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais. O Cerato traz sistema com quatro modos de condução: Comfort, Economy, Smart e Sport. O paddle shift para trocas manuais é disponibilizado somente na versão SX.
A Kia garante que o novo Cerato tem carroceria com estrutura mais rígida, além de cabine mais silenciosa. No quesito segurança, a versão topo de linha traz seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; controles eletrônicos de tração (TSC) e estabilidade (ESC); direção elétrica progressiva; assistente de partida em rampa (HAC); câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra; vidros elétricos com sistemas antiesmagamento e de subida / descida de um toque para o motorista; sensor de monitoramento de pressão nos pneus (TPMS); sistema imobilizador; destravamento automático das portas em caso de colisão; retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento. Além disso, o sedã vem equipado com acendimento automático dos faróis, sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros.