Em Buffalo, cidade ao norte do estado de Nova York, quatro adolescentes foram mortos na última segunda-feira após acidente com um Kia roubado que estava sendo dirigido em alta velocidade.
O veículo bateu na Rota 33, por volta das 6h30. Todos os cinco passageiros foram ejetados do carro. Quatro deles, com idades entre 14 e 17 anos, foram mortos. O quinto passageiro está hospitalizado em terapia intensiva e o motorista, de 16 anos, já teve alta dos médicos.
A informação, veiculada pela NBC New York, a emissora de TV estadunidense com sede em Nova York, foi divulgada pelas autoridades locais.
Segundo os policiais, o motorista foi multado por posse criminosa de propriedade roubada e uso não autorizado de automóvel, o Kia.
A promotoria do condado de Erie, por meio do porta-voz Kait Munro, afirmou que está investigando o acidente e espera apresentar acusações adicionais.
O acidente pode ter ligação com o 'Kia Challenge' do TikTok
De acordo com o comissário de polícia de Buffalo, Joseph Gramaglia, os adolescentes envolvidos no acidente poderiam estar participando de uma trend do TikTok que incentiva as pessoas a invadirem e roubarem veículos Kia usando carregadores de celular. Como assim?!
O que acontece é que o então chamado "Kia Challenge", representado por uma onda de vídeos publicados na plataforma do TikTok, ensina os usuários a dar ignição em carros Kia por meio de um cabo USB e uma chave de fenda. Alguns dos vídeos mostram o mesmo com carros da Hyundai também.
Segundo o comissário, muitos departamentos de polícia em todo os EUA têm relatado aumentos nos roubos de automóveis da Kia e da Hyundai desde que a trend começou a viralizar no aplicativo – o que não pode ser uma coincidência.
Soma-se a isso o fato de que os modelos Kia produzidos entre 2011 e 2021 e os modelos Hyundai produzidos de 2015 a 2021 foram alegados como "inseguros" em uma ação coletiva feita em setembro na Califórnia.
Os participantes afirmavam que os carros não tinham imobilizadores de motor e, por isso, eles eram fáceis de serem roubados. A ação reivindicava indenização monetária por parte das montadoras e um recall nacional.
Confira alguns dos vídeos da Trend abaixo:
Você conhece o canal do VRUM no Youtube? Clique aqui para conferir vídeos de testes, dicas do Boris e muito mais...