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Recall: 67 milhões de modelos da Kia, GM, Hyundai e outros podem ser chamados

Veículos supostamente apresentam problemas no airbag, mas a empresa por trás do equipamento contesta a acusação

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Carros mais modernos podem trazer até 8 tipos de airbag em seu interior
Carros mais modernos podem trazer até 8 tipos de airbag em seu interior Foto: Carros mais modernos podem trazer até 8 tipos de airbag em seu interior

A agência de Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) está exigindo o recall de 67 de milhões veículos equipados airbags supostamente defeituosos. No entanto, a empresa por trás desses equipamentos, a ARC Automotive, contestou a acusação, se recusando a determinar o recall dos referidos veículos.

Tudo começou quando a NHTSA, após diversas investigações, concluiu que o dispositivo que infla os airbags poderia apresentar mau funcionamento devido a entupimento por detritos de solda e, consequentemente, causando muita pressão dentro do equipamento.

"A superpressurização do inflador tem o potencial de causar sua ruptura, resultando em fragmentos de metal sendo impelidos com força para o compartimento de passageiros".

NHTSA em uma carta recente à ARC.

Ou seja, esse dispositivo estaria projetando fragmentos de metal nos ocupantes do veículo em vez de inflar a bolsa de forma apropriada.

A ARC, por outro lado, afirma que o defeito não representa um risco potencial às pessoas e, portanto, recusa o recall.

Acidentes com o airbag já foram relatados

A NHTSA iniciou as investigações em 2015, quando dois airbags com infladores ARC apresentaram o problema após um acidente ocorrido nos Estados Unidos. Em 2016, outro caso se repetiu no Canadá, terminando, desta vez, com uma fatalidade. Além desses, outros incidentes também já foram relatados.

A ARC refutou todas as denúncias, alegando que a conclusão foi baseada em apenas alguns casos.

"Apesar de uma longa investigação, a posição atual da agência (NHTSA) não se baseia em nenhuma conclusão técnica ou de engenharia objetiva sobre a existência de um defeito, mas sim em declarações conclusivas sobre o bloqueio hipotético do orifício do inflador por 'escória de solda'".

Steve Gold, executivo da ARC Automotive.

Gold ainda argumenta que a Lei de Segurança, que permite à NHTSA convocar recalls, prevê expressamente que os fabricantes de veículos devem ser os responsáveis pelo recall, e não os fabricantes de equipamentos.

Por sua vez, a NHTSA pressiona a empresa, exigindo que ela prove que os outros 67 milhões de infladores produzidos nos últimos 18 anos não apresentarão defeitos no futuro.

De qualquer forma, a ARC afirmou que continuará trabalhando junto à agência para avaliar a situação e solucionar o problema.

Quais são as marcas envolvidas no recall?

Os airbags da ARC estão presentes em modelos da General Motors, Chrysler, BMW, Hyundai, Kia, entre outros.

A GM, por sua vez, já concordou em realizar o recall. A ação convoca quase um milhão de carros equipados com as devidas bolsas infláveis da ARC (994.763 unidades dos modelos Chevy Traverse, Buick Enclave e GMC Acadia).

A decisão da empresa sobre o recall veio depois de um incidente que aconteceu em março, quando o motorista de um modelo da GM teve lesões faciais ao ser atingido por fragmentos metálicos vindos do inflador.