UAI

Kia lança minivan elétrica com preço "popular"; confira os detalhes

Modelo tem visual característico de kei car, categoria de microcarro popular do Japão

Publicidade
Minivan tem portas traseiras corrediças
Minivan tem portas traseiras corrediças Foto: Minivan tem portas traseiras corrediças

A Kia anunciou o seu mais novo modelo elétrico: o Kia Ray EV, uma minivan menor que um Renault Kwid e com visual característico de kei car, o microcarro popular do Japão. Além do tamanho bastante compacto, outra coisa também chamou atenção no modelo: o seu preço "acessível", que chega perto dos 20 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 105 mil.

O lançamento aconteceu apenas no mercado local, o coreano. Por lá, o modelo já existe desde 2011, mas apenas em versões a gasolina. Agora, além de eletrificado, o Kia Ray EV também ganhou uma "roupagem" renovada.

O visual da minivan

Além da silhueta "quadradona" típica dos kei cars e vans, o novo Kia Ray EV tem quatro portas. As traseiras têm abertura corrediça, e as dianteiras, abertura convencional.

Como dito, as dimensões são bastante reduzidas: 3,59m de comprimento (menos que um Renault Kwid) e 1,7m de altura. A cabine, por fim, é amplamente configurável e o proprietário pode escolher versões com quatro e dois lugares – ou até mesmo apenas 1.

O interior, por sua vez, não teve muitas fotos divulgadas, mas a Kia já confirmou um painel digital de 10,25 polegadas e partida por botão.

Kia Ray EV oferece mais de 200 quilômetros de autonomia

O novo Kia Ray EV é equipado com um motor elétrico de 87cv e 14,9kgfm. O propulsor é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 35,2kWh de capacidade, proporcionando um alcance elétrico, com carga única, de 205 quilômetros em ciclo combinado (para a cidade, a autonomia prometida é de 233 quilômetros).

A bateria consegue ser recarregada de 10% a 80% em apenas 40 minutos em corrente contínua 150kW. Na tomada doméstica, a bateria demora cerca de 6 horas para ser totalmente recarregada. De qualquer forma, a Kia ressalta que esse tempo de carregamento pode variar dependendo da temperatura da bateria e da temperatura externa.