Por mais que tenha recebido alguns retoques, o atual Magentis é um ponto dissonante na linha da Kia, quase que reformada por completo em estilo pelo designer Peter Schreyer, ex-chefe de estilo da Audi. No que depender da marca sul-coreana, isso tem data marcada para acabar: o próximo dia 2 de abril, quando um novo Magentis fará a sua estréia no Salão Internacional de Nova Iorque. Do modelo lançado originalmente em 2005 e remodelado em 2008, não ficou nada. Os sketchs liberados inicialmente ainda não revelam as proporções reais da nova geração, mas deixam claro que o Magentis se tornará um carro de personalidade mais forte.
Veja mais fotos do Kia Magentis!
A agressividade está presente nos faróis rasgados, que dão continuidade a grade em forma de "boca de tigre" - nas palavras da própria Kia. A filosofia de teto baixo que, junto com a linha de cintura bem elevada, evidencia a reduzida área envidraçada, dá ao carro um ar de cupê de quatro portas, um traço que marca todos os três volumes que "querem ser alguém" no atual mundo automotivo. A escalada de agressividade acompanha a sexta geração do Hyundai Sonata (a compatriota Hyundai é a dona da Kia), lançada em 2009.
Segundo a Kia, o novo Magentis é maior que o seu predecessor, com exceção da altura. O que não é pouco, dado que o atual mede 4,81 metros de uma ponta a outra, com 1,82 m de largura e 1,48 m de altura. Embora a marca sul-coreana não tenha divulgado o entre-eixos, é de se esperar um valor semelhante ao do Sonata, com bons 2,79 metros. O companheiro de plataforma também deve emprestar a base motriz, composta inicialmente de dois motores quatro cilindros, um 2.4 a gasolina com injeção direta e 201 cv de potência e um turbodiesel 2.0 capaz de entregar 164 cv.
A terceira geração do Magentis será lançada antes nos Estados Unidos e em outros mercados, como os asiáticos, no segundo semestre deste ano. Os países do Velho Continente, onde o modelo é vendido como Optima, poderão comprar o novo carro apenas no primeiro trimestre de 2011. Ainda não há previsão para o lançamento no Brasil, mas o novo Magentis terá a chance de mudar a sorte da Kia no segmento, onde o atual modelo vendeu uma média de apenas 45 unidades/mês nos últimos três meses, com um total acumulado de 745 carros ao longo de 2009.