Até a sua despedida definitiva, no dia 18 de dezembro de 2013, quando se tornou um ícone, a Volkswagen Kombi colecionava defeitos, sendo o mais assustador a total falta de segurança. Dez anos depois, sua releitura elétrica denominada ID. Buzz volta ao Brasil apenas por assinatura. Porém, o que assombra agora é o preço do serviço, a partir de R$ 12.990 por mês. Ou seja, você vai pagar R$ 155.880 por ano para NÃO tem um carro.
E, mesmo pagando caro, os clientes ainda precisarão respeitar um limite de quilometragem por mês, a chamada "franquia de rodagem", que será de 3.100 quilômetros mensais. Além disso, a princípio, apenas 70 unidades do veículo estarão disponíveis.
Os contratos para a assinatura da Kombi elétrica, por sua vez, têm duração de 12, 24, 36 ou 48 meses. Neles, estarão inclusos serviços de manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador. Os clientes ainda terão que alugar ou comprar um wallbox de 7,4kW para recarregar o veículo.
Como é a Kombi elétrica da Volkswagen?
Baseada na plataforma MEB da Volkswagen, a Kombi elétrica vem equipada com motor de 204cv de potência e 31,6kgfm de torque máximo. A bateria é de 77kWh e oferece autonomia declarada de 424 quilômetros pelo ciclo WLTP.
Quanto às dimensões, o Volkswagen ID. Buzz tem 4,71 metros de comprimento, 1,93m de altura, 1,98m de largura e 2,98m de distância entre-eixos. Trata-se do maior veículo da VW baseado na plataforma modular MEB, que também está presente nos modelos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6.
No que diz respeito ao visual, o veículo é uma releitura da Kombi tradicional. Duas portas deslizantes de série permitem o acesso ao interior do veículo, que tem capacidade para até cinco pessoas. Os assentos traseiros, por sua vez, podem ainda ser rebatidos, aumentando a capacidade do porta-malas de 1.121 litros para 2.205 litros.
Por dentro...
Ainda na parte de dentro, a Kombi elétrica exibe painel com visual minimalista, seletor de marchas na coluna de direção e central multimídia com tela de 10 polegadas na posição horizontal. Há também opção de tela de 12 polegadas.
Entre os principais equipamentos de série estão: frenagem automática de emergência; alerta de mudança de faixa com correção no volante; detectores de fadiga e ponto cego; ar-condicionado digital de duas zonas; câmera com visão 360°; volante multifuncional revestido em couro com botões Touch e função aquecimento; rodas de 20 polegadas; lanternas com função animação; e quadro de instrumentos digital de 5,3 polegadas.
Por fim, a carroceria pode ser pintada nas cores metálicas azul Starlight e a tradicional “saia e blusa” branco Candy e amarelo Pomelo.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!