A Kombi deixou de ser produzida em 2013, mas ainda continua rendendo lucro para a Volkswagen. Um lote com 50 unidades da Last Edition foi exportado para o México, onde será revendido por concessionários locais. O país também tem tradição com veículos refrigerados a ar e fãs manifestaram interesse em comprar unidades da versão de despedida do veículo.
VEJA FOTOS DA KOMBI LAST EDITION!
A Kombi Last Edition teve apenas 1.200 unidades produzidas, todas com detalhes exclusivos e pintura saia e blusa. Cada Kombi tem um número de identificação, sendo que a 0001/1200 já está exposta no museu de Autostadt - a Cidade do Automóvel do Grupo Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha.
As 50 Kombis exportadas já estão embarcadas e devem chegar no dia 25 de fevereiro ao porto de Vera Cruz, no México. O veículo foi produzido na fábrica e Puebla entre 1976 até 1996. A série especial tem preço sugerido de R$ 85 mil.
História
A Kombi, produzida 100% no Brasil desde 2 de setembro de 1957, tem um recorde. A “Velha Senhora”, como também é conhecida, foi o veículo com maior longevidade da indústria automobilística mundial. Em 1975, ganhou uma reestilização com mudanças na dianteira.
A segunda geração brasileira veio em 1997, equiparando-se com o modelo da década de 70 na Europa. Em 2005, abandonou o clássico motor refrigerado a ar e ganhou o atual 1.4 flex. De 1957 até julho deste ano foram produzidas 1.551.140 unidades na planta de São Bernardo do Campo. Atualmente, a Kombi tem valores a partir dos R$ 46,7 mil, preço imbatível contra as opções de outros fabricantes.
Por não possuir ABS e airbag, itens de segurança obrigatório em todos os véiculos produzidos no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2014, foi aposentada no ano passado. As montadoras têm até 31 de março para vender os veículos produzidos em 2013.