Uma pesquisa realizada pela Cortex, empresa de inteligência de vendas que atua na América Latina, mostrou que, mesmo após 9 anos do fim da produção, a Kombi ainda é o veículo mais utilizado por empresas brasileiras. O estudo analisou 4,15 milhões de veículos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas.
O levantamento apontou ainda que os segmentos que mais utilizam a Kombi em suas frotas são o Varejo, tendo o veículo com uma média de 19,5 anos de idade; e, em segundo lugar, Serviços, com uma média de 18,7 anos. No último ano que a perua foi fabricada, em 2013, foi possível observar um aumento de 42% em suas vendas.
Além da Kombi, Gol, Strada e Uno também fazem sucesso
O segundo veículo mais utilizado pelas empresas é o Gol 1.0, também da Volkswagen. A fabricante alemã é a líder do ramo, sendo a escolhida para 22% dos veículos. Confira o ranking de marcas preferidas pelo empresariado brasileiro:
Top 5 marcas preferidas
Volkswagen 22% Fiat 18,5% Chevrolet 13% Ford 9% Mercedes-Benz 8%
Depois dos veículos da Volkswagen (Kombi e Gol), a Fiat Strada Working e o Fiat Uno Mille Economy assumem a terceira e quarta colocação entre os automóveis e comerciais leves mais utilizados pelas empresas no país.
O segmento de automóveis corresponde a mais da metade (54,9%) dos veículos utilizados pelas empresas brasileiras. Em segundo lugar, estão as caminhonetes (18,8%), seguidas pelos caminhões (14,3%) e pelas camionetas (7,7%). Em quinto lugar na lista estão os caminhões tratores (3,3%).