UAI

Lamborghini confirma seu primeiro modelo elétrico

Lançamento, no entanto, ainda está longe: está previsto apenas para 2028

Publicidade
Modelo foi confirmado pelo CEO da marca
Modelo foi confirmado pelo CEO da marca Foto: Modelo foi confirmado pelo CEO da marca

Junto ao anúncio da Lamborghini sobre as vendas esgotadas do novo Revuelto, uma outra notícia interessante também foi revelada: o primeiro carro elétrico da marca está confirmado e já tem ano de chegada, 2028. O modelo será um cupê 2+2 totalmente eletrificado, e não terá versão com motor a combustão. 

O detalhes ainda são escassos, porém, como informou Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini, o elétrico terá altura em relação ao solo um pouco maior, mas ainda bem menor que a do SUV Urus. Além disso, o executivo informou que a ideia é que o modelo seja um veículo para o dia a dia, mais prático que o Huracan e o Revuelto.

Por fim, o CEO revelou também que esse primeiro carro elétrico não utilizará uma plataforma nova da Lamborghini, mas, sim, algo compartilhado do Grupo Volkswagem. Assim como acontece com o Urus, que tem a mesma plataforma do Audi Q8, Bentley Bentayga, Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg.

Demais especificações sobre desempenho, equipamentos e visual deste futuro elétrico ainda são desconhecidas.

Modelo não será o primeiro eletrificado da Lamborghini

O futuro carro elétrico da Lamborghini confirmado para 2028 não será a primeira opção eletrificada da marca, apesar de ser o primeiro 100% elétrico. Isso porque a montadora já conta, atualmente, com um modelo híbrido, o Lamborghini Revuelto, que tem motorização PHEV e está disponível no mercado. No entanto, como já dito acima, as vendas do modelo já estão esgotadas e a fila de espera para encomendá-lo é de nada menos que dois anos.

O Revuelto é, na verdade, o substituo híbrido do Aventador. Ele é equipado com novo V12 de 6.5 litros, que é associado a três motores elétricos, de forma a produzir uma potência combinada de 1.015cv.

Além disso, até 2024, outros dois híbridos também chegarão ao mercado: o Urus e o Huracan, os quais, até então, estão disponíveis apenas com motorização à combustão, mas com encomendas já esgotadas também.

Ainda no caso do Lamborghini Urus, ele também está previsto para ser 100 % eletrificado, porém, somente 2029, um ano depois do primeiro elétrico chegar às lojas.