Uma das poucas unidades do super Lamborghini Countach LP400 'Periscopio', de 1977, vai a leilão hoje (20). O modelo foi entregue novo ao cantor Rod Stewart durante uma turnê pela Austrália, e foi mantido pelo músico por 25 anos. Trata-se de um dos 157 exemplares da primeira série LP400 'Periscopio' produzidos.
Construído em torno de uma estrutura espacial complexa, o Lamborghini que teve como primeiro dono o astro do rock, Rod Stewart, é constituído de um interior na cor caramelo, com painéis de alumínio e aço. Além disso, uma das características únicas deste carro é o espelho retrovisor estilo periscópio, localizado na depressão central do teto, facilitando a visão traseira.
História do Lamborghini de Rod Stewart
O Lamborghini Countach LP400 'Periscopio' foi produzido em Sant'Agata, na Itália, em junho de 1977. Construído com volante à direita para exportação para o mercado australiano, o carro saiu da linha de produção direto para os Estados Unidos (EUA), para a casa de Rod Stewart. O músico, primeiro dono do carro, realizou algumas modificações, incluindo a conversão para um kit de carroceria completa e a instalação de um teto modelo targa aberto.
O Lamborghini LP400 saiu dos Estados Unidos e foi levado ao Reino Unido em 1987, onde ficaria na propriedade de Stewart por 25 anos, quando foi vendido em 2002.
Embora o segundo proprietário do carro tenha mantido as modificações, o motor do Lamborghini foi revisado e acredita-se que o volante tenha sido reposicionado à esquerda. Em 2013, o carro foi vendido mais uma vez e o novo proprietário, agora em Paris, realizou uma série de trabalhos para devolvê-lo às especificações originais de fábrica.
As modificações feitas quando o carro pertencia a Rod Stewart foram revertidas, mantendo apenas a nova configuração do volante à esquerda.
E como está o carro atualmente?
Em 2022, o Lamborghini Countach que vai à leilão, passou por restauração no Lamborghini Polo Storico, centro dedicado à preservação e manutenção dos Lamborghinis clássicos.
No total, a manutenção ficou em 60.500 euros (aproximadamente, R$ 325 mil) e os reparos foram feitos no sistema de freios, motor, sistema elétrico, caixa de câmbio e caixa de direção. Além disso, a pintura foi polida e o interior devolvido à especificação original LP400.
O Lamborghini LP400 Countach 1977 que será leiloado hoje (20) pela RM Sotheby's, em Villa Erba, na Itália, está com sua combinação original de pintura Rosso e acabamento Tobacco, além de um motor V12 de 3.9 litros de 375cv.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!