Em entrevistas recentes concedidas à imprensa europeia, o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, revelou alguns spoilers sobre a estratégia de eletrificação da marca para os próximos anos. A grande novidade revelada é que o Lamborghini Urus, atual carro-chefe da montadora, terá versão totalmente elétrica em 2029.
Além disso, o SUV terá uma versão híbrida plug-in já no ano que vem. Esta, supostamente, se encontra em desenvolvimento e, inclusive, já teria sido flagrada rodando em testes. Ela chegará no mercado junto à reestilização de meia-vida do Lamborghini Urus.
A motorização do híbrido ainda é um mistério, mas é possível que ela seja a mesma do Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid: um 4.0 V8 biturbo de 550cv associado a um propulsor elétrico de 136cv.
Portanto, a versão 100% elétrica está prevista para chegar em 2029, marcando a virada para a segunda geração do Lamborghini Urus.
O Lamborghini Urus 100% elétrico será precedido por outro EV em 2028
Ainda segundo Stephan Winkelmann, antes da chegada do Lamborghini Urus elétrico em 2029, outro EV da marca (e, aliás, o primeiro) será lançado em 2028.
“Em 2028 e 2029, teremos nossos dois primeiros EVs. [...] O primeiro a ser completamente um carro EV será o de 2028. E então, em 2029, haverá o Urus [100% elétrico].
Stephan Winkelmann
Este primeiro modelo totalmente elétrico precedente do Lamborghini Urus ainda é um mistério. O que se sabe, até então, é que ele será um “2+2", um carro com quatro lugares, duas portas e suspensão elevada.
Além disso, assim como o Lamborghini Urus, outros modelos atuais da marca também já se encontram em processo de eletrificação, conforme também confirmado pelo CEO. Este é o caso do Aventador, que ganhará versão híbrida ainda neste ano, se tornando o primeiro modelo HEV da marca.
Winkelmann também revelou que o substituto do Huracán será um híbrido plug-in também. Bom, então teremos, em breve, versões híbridas da linha da Lamborghini com o Urus, o Aventador e o Huracán.