A Jaguar Land Rover iniciou 2022 querendo fazer um movimento um pouco diferente do registrado em 2021, quando teve 5.169 unidades emplacadas durante todo o ano no mercado brasileiro, com apenas 0,33% de participação. Uma das primeiras ações de peso foi o anúncio, ainda em 2021, da retomada da produção do Range Rover Evoque na fábrica de Itatiaia (RJ). De lá sai também o Land Rover Discovery Sport, que na linha 2022 ganha versão híbrida com motor a diesel e novas tecnologias.
O Land Rover Discovery foi o modelo da marca mais emplacado no Brasil no acumulado do ano passado, com 2.200 unidades. No ranking dos SUVs mais vendidos, ele ocupou a 35ª posição geral, ficando à frente apenas dos Audi Q3 e Q5, Mitsubishi Pajero, Hyundai Tucson e Kia Sportage.
HÍBRIDO Agora, o Land Rover Discovery Sport chega em sua linha 2022 com 4,59m de comprimento, 2,07m de largura, 1,72m de altura e 2,74m de distância entre-eixos. Mas a principal novidade do SUV é a opção híbrida com a tecnologia MHEV, que combina um propulsor quatro cilindros, 2.0 litros a diesel, de 204cv, com um alternador do motor de partida que faz a captação da energia gerada nas desacelerações, armazenando em uma bateria de lithium de 48V.
A energia extra é usada como assistente de torque, otimizando o consumo de combustível e a emissão de CO². De acordo com a Land Rover, quando o Discovery Sport trafega em velocidades abaixo de 17km/h, o motor a combustão é desligado quando o motorista pisa no freio para que a energia seja captada, ajudando na aceleração posterior.
FLEX O Discovery Sport 2022 será comercializado nas versões S, SE e R-Dynamic SE, e terá ainda a opção de motorização P250 de 2.0 litros flex, um quatro cilindros que desenvolve 250cv. Todas as versões e motorizações trazem tração integral e sistema Terrain Response 2, com diferentes modos de condução para enfrentar pisos urbanos ou situações de pisos escorregadios e irregulares no fora de estrada.
O SUV tem configurações de bancos com cinco ou sete lugares, com diferentes possibilidades de arranjos para ampliar o volume do porta-malas, que pode ir de 157 a 1.651 litros (sete assentos). Na configuração de cinco lugares o porta-malas vai de 897 a 1.794 litros.
Além de trazer sofisticação no acabamento interno, o Discovery Sport 2022 conta com teto solar panorâmico, e sistema de infoentretenimento Pivi Pro com várias funcionalidades, como câmeras 360 graus que permitem ao motorista visualizar o terreno à sua frente. As versões SE e R-Dynamic SE contam ainda com sistema de som Meridian, de alta-fidelidade sonora, e assistência de condução com monitor de colisão traseira, que ajuda a evitar um possível acidente, acionando o pisca-alerta.
O Discovery Sport 2022 chega às concessionárias Land Rover com preços a partir de R$ 323.950 na versão equipada com motor 2.0 flex. Já a versão híbrida com motor a diesel tem preço a partir de R$ 353.950,00.
EVOQUE O retorno da produção do Evoque na fábrica de Itatiaia (RJ) também é visto como um fato importante para melhor desempenho da marca no mercado brasileiro. Equipado com motor Ingenium turbo 2.0 litros, flex, um quatro cilindros de 250cv e 36,3kgfm de torque, o Evoque 2-22 acelera até 100km/h em 7,5 segundos. O modelo chega ao mercado nas versões SE e R-Dynamic HSE, ambas com tração integral e sistema Terrain Response 2. Os preços para o Range Rover Evoque 2022 são: R$ 383.950 para a versão SE e R$ 413.950 para a R-Dynamic HSE.