O Salão de Frankfurt, que abre as portas para o público dia 13 de setembro, ocorre a cada dois anos e é o maior e mais importante do calendário de feiras automotivas. Espalhados pelos 10 pavilhões, estão fabricantes de carros, acessórios, autopeças e preparadores disputando a atenção da imprensa e do público. Não é de surpreender que as montadoras se esmerem em lançamentos e carros-conceito.
Os franceses, em particular, costumam caprichar, já que em ano de Salão de Frankfurt não há Salão de Paris e ficam com a árdua missão de desviar o olhar dos donos da casa, os alemães, com estandes monstruosos, além de marcas de prestígio como Audi, BMW, Mercedes e Porsche.
Uma das armas da Peugeot é o 308 RC Z Concept, um esportivo de linhas ousadas derivado do 308, hatch médio já apresentado à imprensa, mas que ainda não chegou às revendas européias. Mas o hatchback, apesar de ser o carro-chefe, é apenas um dos modelos que vão surgir.
O RC Z Concept mostrará, de forma mais radical, como será o cupé da linha 308, e as diferenças começam já pela frente. Apesar de usar a mesma grade estilo bocão da Peugeot, o desenho é mais anguloso e os pára-lamas dianteiros descrevem um arco, que começa dos faróis pontiagudos e contorna a parte traseira das rodas de 19 polegadas.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS!
A linguagem circular se repete também nos pára-lamas traseiros, no desenho da tampa do porta-malas e no teto, num efeito que não é muito diferente do Audi TT. A forma particular do teto, com duas bolhas para acomodar a cabeça dos ocupantes, levou a marca a usar policarbonato em vez de vidro para a janela traseira.
O interior é um pouco mais convencional. O painel é o mesmo do hatch, mas com o uso de couro e aço inoxidável, para enfatizar o luxo e a esportividade. Os bancos dianteiros são exclusivos, e também incluem detalhes em aço inox. Como se trata de um 2+2, os bancos traseiros são de uso ocasional, mas podem ser rebatidos e, de acordo com o fabricante, dessa forma, o comprimento do bagageiro é suficiente para transportar uma bicicleta.
O motor do RC Z Concept é o 1.6, desenvolvido em conjunto com a BMW para o Mini, e já é usado em outros veículos da marca como o 207 RC. Mas, para o cupê, novo sistema eletrônico de gerenciamento elevou a potência de 175cv para 218cv. Novidade no esportivo é o câmbio manual de seis velocidades. O conjunto, segundo dados da Peugeot, permite uma aceleração até 100 km/h em sete segundos e velocidade máxima de 235 km/h.