Antes mesmo de completar um ano no mercado brasileiro, o Fiat Linea já está sendo "atualizado" com a chegada da linha 2010. A principal atração é a nova versão de entrada do modelo, chamada de LX. Para ficar com o preço sugerido de R$ 53.990, ela perdeu as rodas de liga leve de aro 15" (agora são de aço) e o sistema ABS de freios. Mesmo assim, ela continua bem equipada, com airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, CD player com MP3, volante em couro, chave canivete com telecomando, computador de bordo e banco traseiro bi-partido com apóia braço central. O motor é o 1.9 flex, que pode ser abastecido com gasolina, álcool, ou com a combinação dos dois combustíveis.
O blog De 0 a 100 já havia antecipado todas as novidades no último sábado.
As versões 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic (2009) passam a ser denominadas por HLX 1.9 16V e HLX 1.9 16V Dualogic na linha 2010, mantendo os mesmos equipamentos de série (veja abaixo). Já a Absolute ganha dois novos opcionais: roda em liga leve 17" com desenho esportivo e som Hi-Fi com subwoofer. A versão T-Jet passa a vir equipada de série com spoiler na tampa traseira. Veja abaixo as outras novidades:
. As versões com câmbio Dualogic oferecem agora de série o quadro de instrumentos com display Dot Matrix, que sempre foi de série no Linea T-Jet;
. As versões Absolute e T-Jet que possuem acabamento interno na opção bege passam a ter agora carpete do piso do veículo também na cor bege;
. Todas as versões recebem na linha 2010 um tapete de borracha para o porta-objetos acima dos difusores de ar central.
Veja fotos do Linea Absolute!
Veja fotos do Linea T-Jet!
Equipamentos
Com preço sugerido de R$ 56.550, o Linea HLX vem equipado com volante revestido em couro com comandos do rádio, freios a disco nas quatro rodas com ABS, airbag duplo, rodas de liga leve de 15", banco traseiro bipartido, volante com regulagem de altura e profundidade, rádio CD Player integrado ao painel com RDS e leitor de MP3, entre outros equipamentos. Entre os opcionais, destaque com destaque para Kit High Tech (sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico), ar-condicionado digital, kit parafuso antifurto das rodas (um por roda), side bags dianteiros + window bags (inclui apoios de cabeça dianteiros com sistema anti-whiplash), sensor de estacionamento, siglas "Essence" nas colunas laterais traseiras, piloto automático e o câmbio manual automatizado Dualogic.
A versão topo de linha (mas não esportiva) continua sendo a Absolute, que tem preço sugerido de R$ 64.850, já equipada com todos os itens da HLX, mais câmbio Dualogic, ar-condicionado automático digital, bancos revestidos parcialmente em couro, sistema Blue&Me, cortina pára-sol no vidro traseiro e rodas em liga leve 6.5 x 16 + pneus 205/55 R16 (inclusive o estepe).
A versão T-Jet tem praticamente os mesmos equipamentos de série e opcionais da Absolute, mas com algumas diferenças: além do novo spoiler, o T-Jet tem câmbio manual, rodas em liga leve 6.5 x 17 + pneus 205/50 R17 (inclusive o estepe) com acabamento esportivo e bancos revestidos em microfibra + tear (revestimento parcial em couro é opcional). Todas as versões têm três anos de garantia.
Leia o teste do Linea Absolute
Leia o teste do Linea T-Jet
Debaixo do capô
O motor 1.9 16V flex continua com os mesmo 130 cv de potência e 18,1 kgfm de torque com gasolina e 132 cv e 18,6 kgfm com álcool na versão Absolute. Já a HLX tem a mesma potência, mas com menos torque: 18 kgfm (G) e 18,6 kgfm (A). A nova versão LX tem 127 cv com álcool e gasolina e o mesmo valor de torque do sedã HLX. Todos os números de torque e potência são alcançados com a mesma rotação do motor: 4.500 rpm e 5.750 rpm, respectivamente.
A versão de entrada teve a potência reduzida para atingir um público mais específico. Em veículos com até 127 cv de potência, os s portadores de necessidades especiais tem isenção do ICMS. Mas vale lembrar que "o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é instituído de acordo com cada Estado. Quando destinado ao uso exclusivo do portador de deficiência física, impossibilitado de utilizar veículo comum, é aplicado em veículos nacionais ou importados, com até 127 cv, nos termos estabelecidos na legislação estadual", segundo o site da Fiat.
Já o Linea T-Jet continua equipado com motor 1.4 16V turbo a gasolina, que desenvolve 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque.
Confira a gama e os novos preços do Linea 2010
Modelo | Preço (R$) |
Linea LX 1.9 16V | 53.990 |
Linea LX 1.9 16V Dualogic | 56.800 |
Linea HLX 1.9 16V | 56.550 |
Linea HLX 1.9 16V Dualogic | 59.350 |
Linea Absolute (Dualogic) | 64.850 |
Linea T-Jet (Turbo) | 68.850 |
Com as novidades da linha 2010, a Fiat espera, finalmente, vender mais de 1.000 unidade do modelo por mês, o que nunca aconteceu, desde o seu lançamento, em setembro de 2008. O mês com a maior vendagem do sedã foi em março de 2009, com 954 unidades, bem distante dos melhores desempenhos de Civic (5.124) e Corolla (5.094) no mesmo ano.
Veja abaixo o ranking de emplacamentos de 2009, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave):
Modelo (2009) | Jan | Fev | Mar | Abr | Total |
1. Honda Civic | 5.124 | 3.437 | 4.866 | 4.199 | 17.626 |
2. Toyota Corolla | 2.330 | 3.374 | 5.094 | 4.201 | 14.999 |
3. Chevrolet Vectra | 1.583 | 613 | 1.936 | 1.986 | 6.118 |
4. Citroën C4 Pallas | 1.242 | 873 | 1.219 | 750 | 4.084 |
5. Fiat Linea | 921 | 713 | 954 | 887 | 3.475 |
6. Nissan Sentra | 944 | 958 | 977 | 509 | 3.388 |
7. Ford Focus Sesan | 810 | 769 | 569 | 1.013 | 3.161 |
8. Volkswagen Bora | 1.746 | 386 | 372 | 238 | 2.742 |
9. Peugeot 307 Sedan | 392 | 326 | 1.011 | 358 | 2.087 |
10. Renault Mégane | 502 | 302 | 285 | 285 | 1.374 |
Você acha que o Linea 2010 será páreo para Civic e Corolla?