Depois de encerrar 2020 na liderança do segmento de SUVs compactos, o Volkswagen T-Cross já não se encontra mais em posição tão confortável, ficando atrás do Jeep Renegade e do Hyundai Creta. Para tentar uma reação, a VW promoveu mudanças na linha 2022 do seu pequeno SUV, que ganhou equipamentos de conforto e conveniência. O T-Cross é vendido nas versões 200 TSI, Sense 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI, todas equipadas com câmbio automático de seis velocidades.
No ano passado, o VW T-Cross teve 60.119 unidades emplacadas no Brasil, número que lhe rendeu a liderança do segmento de SUVs compactos, com 11,38% de participação. Neste ano, o modelo vem apresentando reação no mercado e praticamente dobrou o número de emplacamentos de julho para agosto, indo de 3.391 para 6.698 unidades. Mas no acumulado dos oito primeiros meses do ano, o T-Cross soma 39.268 unidades emplacadas, ficando atrás do líder Jeep Renegade (54.170) e do segundo colocado Hyundai Creta (42.582).
EQUIPAMENTOS E como em time que não está ganhando se mexe, a linha 2022 do T-Cross traz mudanças desde a versão de entrada 200 TSI, que ganhou como item de série o painel de instrumentos 100% digital com tela de oito polegadas, o mesmo do Taos Comfortline. Já as versões Highline e Comfortline continuam saindo de fábrica com o painel de instrumentos Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas colorida e totalmente configurável. Ambas trazem ainda o sistema de carregamento de smartphone por indução (wireless charger).
O T-Cross 2022 também passa a contar desde a versão de entrada com o novo volante multifuncional da Volkswagen, o mesmo do Nivus e do Taos, com revestimento em couro, comandos bem posicionados e os shift paddles para as trocas de marchas manuais. A versão Highline tem bancos parcialmente revestidos em couro Deep Blue, item oferecido como opcional na Comfortline.
NOVAS CORES Não foram feitas mudanças no visual externo na linha 2022, exceto pelo novo logo da marca na grade frontal e na tampa do porta-malas. O modelo passa a contar também com uma nova opção de cor da carroceria, o vermelho sunset, que se junta às outras já oferecidas: preto ninja, branco puro, cinza platinum, prata sargas, azul norway e bronze namíbia. A versão Highline tem cinco opções de pintura bitone: preto ninja com teto cinza platinum, branco puro com teto preto ninja, cinza platinum com teto preto ninja, vermelho sunset com teto preto ninja, prata sargas com teto preto ninja e bronze namíbia com teto preto ninja.
Com 2,65m de distância entre-eixos, o T-Cross se destaca pelo bom espaço interno e bom porta-malas, que pode ter a capacidade ampliada de 373 para 420 litros, graças ao movimento longitudinal do banco traseiro. No quesito conectividade, o destaque no SUV compacto é a multimídia VW Play, que tem tela de 10,1 polegadas, espaço para armazenamento (10 gigabytes) e acesso a aplicativos como Spotify, PlayKids ou Waze, entre outros. Mas a lista de equipamentos das versões traz ainda Park Assist, teto solar panorâmico, seis airbags, ar-condicionado digital Climatronic, assistente de partida em aclive/subida, bloqueio eletrônico do diferencial, Post Collision Brake, alerta de fadiga do motorista, faróis full LED e sistema de som premium Beats.
PREÇOS A VW anuncia ainda que na linha 2022 a versão T-Cross Sense, que antes era focada no público PcD, passa a ser oferecida no varejo com um preço mais atraente, por R$ 96.290. Os outros preços são: 200 TSI, R$ 119.790; Comfortline 200 TSI, R$ 134.900: e Highline 250 TSI, R$ 146.200.