Você já parou para prestar atenção no nome dos carros? Nós do VRUM sabemos que muitas coisas inspiram os nomes dados aos modelos. Dentre as opções, os nomes relacionados aos animais são uma grande aposta das montadoras. Pensando nisso, confira 10 carros que tiveram os nomes inspirados no mundo animal:
1. Dodge Ram
Para começar a lista, temos a Dodge Ram. A caminhonete é um exemplo dos carros com nomes inspirados em animais. A picape foi nomeada em "homenagem" aos carneiros selvagens, que estampavam o antigo logotipo da marca e que, agora, é exclusividade desse modelo.
O nome Ram está associado aos carneiros machos, que não podem ser domesticados e vivem em manadas na natureza selvagem. Esses animais são conhecidos por serem fortes e se adaptarem bem às condições de vida em locais inóspitos, como encostas de montanhas.
Portanto, associar a caminhonete a esses valores característicos da espécie é uma ótima ideia quando o objetivo é reforçar também a força e a resistência dos carros.
2. Chevrolet Impala
Já esse modelo de Chevrolet veio inspirado em outro animal selvagem homônimo a ele: os impalas. Essa espécie de antílopes é nativa da África Oriental e pode correr até 90km/h. Além disso, são capazes de dar saltos de até seis metros para fugir dos predadores e tem audição, visão e reflexos altamente aguçados.
Ou seja, associar carros aos antílopes africanos é indiretamente reforçar que o veículo é também rápido, bem equipado e preparado para cumprir suas funções.
3. Ford Mustang
Para dar início à lista dos carros da Ford, temos o Mustang. Fruto da ideia da marca de nomear os carros em "homenagem" a animais, nas décadas de 1960 e 1970, o Mustang tem inspiração na raça de cavalos silvestres trazidos para a América pelos conquistadores espanhóis no século 16.
Eles eram conhecidos por sua força e robustez, resultantes de seu desenvolvimento muscular. Por isso, nomear o novo Ford assim era reforçar toda sua capacidade de ser potente e resistente.
4. Ford Corcel
Além do Mustang, outro carro da Ford ficou conhecido com por ter nome de animal: o Corcel. O nome remete a uma famosa raça de cavalos nos Estados Unidos. A ideia de nomeá-lo assim era reforçar que o carro era veloz como o animal.
5. Ford Pampa
Para fechar a lista dos carros da Ford inspirados em nomes de animais, mais especificamente nomes de cavalos, temos a Pampa. Por incrível que pareça, o nome da picape Pampa é inspirado nos cavalos malhados da América do Norte, e não da região de planícies da América do Sul.
Assim como os irmãos Corcel e Mustang, a Pampa também está atrelada às ideias de força e resistência das raças americanas.
6. Volkswagen Tiguan
Para iniciar a lista dos carros Volkswagen temos o Tiguan. Nesse carro houve uma fusão dos animais tigre e iguana para formar seu nome. A ideia era associar esse carro às melhores características dos dois animais, reforçando as características de ser compacto e resistente, como a Iguana, e valente, como um tigre.
7. Volkswagen Fusca
Em vários países, sobretudo os de língua inglesa, o Volkswagen Fusca ficou conhecido como Beetle, que em português significa besouro. Devido ao seu tamanho e formas similares ao inseto (como os faróis arredondados), o Fusca ganhou, na maioria dos países, apelidos relacionados ao besouro.
Em sua versão reestilizada, o apelido foi mantido e o carro passou a se chamar New Beetle, ou seja, o novo besourinho da Volkswagen.
8. Volkswagen Amarok
Diferente dos demais, o nome da picape da Volkswagen, Amarok, é inspirado em um animal mitológico. Advindo da língua dos inuítes, índios esquimós de regiões árticas, o Amarok é uma raça evoluída do lobo Caribu e que se encarregou de caçar os lobos mais fracos, deixando os mais fortes para manter a matilha saudável.
Além de estar associado ao lobo poderoso, o nome da caminhonete também pode estar ligado à frase em inglês “I’m a rock”, que significa “eu sou uma rocha”. Essa ideia pressupõe que o carro é resistente e cumpre bem suas funções off-road
9. Volkswagen Fox
Para fechar o grupo dos carros da Volkswagen, temos o Fox. Lançado em 2003, o hatch chegou ao mercado também com nome de animal, já que Fox, em inglês, significa raposa. O objetivo da montadora alemã era agregar ao carro a ideia de ser veloz, ágil e compacto como o animal que o nomeia.
10. Agrale Marruá
Para fechar a lista, temos um carro brasileiro. Sim, o Agrale Marruá, lançado em 2004, carrega o nome dos bois bravos do Pantanal. Os marruás são novilhos não domesticados que fogem do rebanho e acabam se tornando ainda mais selvagens vivendo na mata.
O carro esteve à disposição para a população civil, mas foi homologado pelo Exército pouco tempo após o lançamento. O nome se encaixa muito bem ao veículo, que promete enfrentar todas as intempéries de situações off-road militares com potência e resistência, como os animais que o nomeiam.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas