UAI

Conheça os 5 principais tipos de airbags que o seu veículo pode ter

Da cabeça aos joelhos, os airbags são fundamentais para reduzir o impacto e proteger os passageiros de estilhaços

Publicidade
Carros mais modernos podem trazer até 8 tipos de airbag em seu interior
Carros mais modernos podem trazer até 8 tipos de airbag em seu interior Foto: Carros mais modernos podem trazer até 8 tipos de airbag em seu interior

Você sabia que existem quase 10 tipos diferentes de airbags? Isso mesmo! Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, os carros mais luxuosos do mercado podem oferecer inúmeras infláveis. Esses componentes serão acionados em caso de acidentes, para proteger os integrantes do veículo do impacto.

Porém, não são somente os carros de luxo que contam com múltiplas opções de bolsas infláveis. Apesar de apenas os frontais serem obrigatórias no Brasil, outros modelos também estão se tornando comuns. Pensando nisso, o VRUM listou cinco tipos diferentes de airbags que o seu carro pode ter: saiba como cada um deles é capaz de proteger. Confira a seguir:

1- Airbag frontal

airbag ou bolsa inflável aberto preso ao volante
O airbag no volante e no painel é obrigatório em veículos brasileiros desde 2014

O airbag central, localizado dentro do volante e no painel em frente ao banco do carona, é o tipo mais comum nos veículos. Esse recurso é obrigatório em carros brasileiros desde 2014 e é acionado de acordo com o grau da colisão frontal. Sua função principal é proteger o peito dos ocupantes localizados nos bancos da frente do carro.

2- Bolsa inflável lateral

Airbags ou bolsa inflável no carro
O airbag lateral protege pélvis, costela, ombros e até mesmo a cabeça

O airbag lateral foi desenvolvido para proteger pélvis, costela, ombros e até mesmo a cabeça em caso de colisão. Esse componente é instalado dentro do banco, especificamente ao lado dos encostos dianteiros e/ou traseiros. Uma vez acionada, a bolsa inflável ocupa o espaço disponível entre o passageiro, a porta e a coluna B, evitando choques contra a lateral interna do veículo.

3- Airbag de cortina

Airbag de cortina para segurança
o airbag de cortina previne a entrada de estilhaços dos vidros nos passageiros em caso de acidente

O airbag de cortina é o modelo de bolsa inflável que se estende de uma coluna à outra do veículo, na altura das janelas. O equipamento existe para diminuir impactos na cabeça em acidentes laterais ou até mesmo em casos de capotamento.

Esse modelo de bolsa inflável fica oculto pelo revestimento das colunas e, quando acionado, preenche e protege as laterais frontais e traseiras, reduzindo o impacto e protegendo os ocupantes.

4- Airbag central

dummies em carro com airbag central ou bolsa inflável inflado para segurança
O airbag central protege os passageiros de não se chocarem entre si em caso de colisão lateral

O airbag central é um mecanismo que fica acoplado entre os bancos, normalmente em carros de luxo, que tem como função evitar que os passageiros se choquem entre si durante um acidente. Esse modelo de bolsa inflável, associado ao lateral, mantém os passageiros na posição ideal em caso de acidentes, reduzindo o impacto e permitindo que outros recursos funcionem plenamente, como os cintos de segurança e outros airbags.

5- Bolsa inflável de joelho

Airbag de joelho em carro da Hyundai
Ainda raro, o airbag de joelho fica alojado debaixo do painel

Por fim, um modelo não tão comum, mas fundamental para a proteção dos membros inferiores, é o airbag de joelho. Essas bolsas infláveis têm como função principal proteger as pernas do motorista do impacto contra a coluna de direção do veículo no caso de acidentes mais graves. Em carros que o possuem, esse recurso é popularmente conhecido como o "sétimo" airbag.

Outros tipos de airbags

Além dos cinco tipos de airbags citados acima, alguns veículos trazem outros modelos mais raros, como é o caso dos airbags de cinto, de teto e de capô. Apesar de serem menos comuns, essas bolsas infláveis funcionam com o mesmo intuito das outras: proteger os passageiros de cacos de vidros e minimizar o impacto em casos de acidentes.