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Lotus apresenta série especial do cupê Exige

Modelo esportivo ganha visual sombrio para o Salão de Tóquio

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A Lotus passou para o lado negro da força. Ao menos é o que aponta a nova série especial do cupê de alto desempenho Exige, cujo ar invocado é garantido pelo visual em preto fosco mesclado com linhas na mesma cor, mas com acabamento perolizado. Em alusão ao estilo “dark”, o esportivo foi batizado como Scura – escuro em italiano – ou Stealth, furtivo em inglês, nomes que irão variar de acordo com o mercado de destino. A tiragem é limitadíssima: apenas 35 unidades serão feitas para todo o mundo.

A temática escura é seguida pelo acabamento, que abusa de insertos em fibra de carbono na cabine – no console central e nos bancos –o que imprime um jeito de carro de corrida ao habitáculo. A fibra de carbono também está presente no spoiler dianteiro. A agressividade é incrementada pelas tomadas de ar laterais, pela entrada de ventilação para o radiador de óleo e pelo grande aerofólio traseiro.

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Tudo para obter o menor peso possível e garantir o equilíbrio dinâmico do esportivo, considerado um dos carros de melhor manobrabilidade no mundo. O peso é 10 kg inferior ao do Exige S, que lhe deu origem, com apenas 925 kg. O motor 1.8 16V de origem Toyota, com disposição central-traseira, é sobrealimentado por um turbocompressor com intercooler. Nesse ajuste mais potente, o propulsor é capaz de gerar 260 cv de potência a 8 mil rpm e um torque de 24 kgfm a 6 mil giros. O suficiente para levar o pequeno bólido de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com velocidade máxima de 245 km/h.



Esse poderio é administrado por um câmbio manual de seis marchas. E para garantir a melhor tração nas rodas traseiras o Exige Scura conta com um diferencial de deslizamento limitado, amortecedores da Ohlins ajustáveis e molas Eibach. Há também um dispositivo de “controle de largadas” – launch control – que otimiza as arrancadas do esportivo em conjunto com o controle de tração.

O sistema permite que o motorista determine o número de rotações que serão atingidas em uma arrancada. Quando o condutor retira subitamente o pé da embreagem enquanto acelera a fundo, o sistema permite que as rodas girem em falso até os 10 km/h, para não danificar a transmissão, mas logo depois torna a arrancada a mais rápida possível.

Além do alto rendimento, a marca britânica também ressalta as emissões “contidas” de 199 g de CO2, uma marca relativamente baixa para um esportivo, obtida graças à pequena litragem do propulsor de quatro cilindros. O consumo médio, por sua vez, fica em 11,7 km/l.

Os pedidos começam na abertura do Salão de Tóquio, no próximo dia 21, em vários locais do mundo, como Europa, Coréia do Sul, Tailândia, África do Sul, entre outros. Na Grã-Bretanha o preço do Lotus Exige Scura irá partir de 45 mil libras esterlinas, o equivalente a R$ 126 mil.