Após auxiliar no projeto do Tesla Roadster, a Lotus dá mais um passo em direção aos modelos ecológicos. A marca britânica exibe em Genebra o Evora 414E Hybrid, uma versão híbrida do cupê. Para garantir o nível de desempenho esperado de um Lotus, o esportivo recebeu dois motores elétricos que desenvolvem juntos 414 cv (daí o seu nome) de potência. O esquema de propulsão se assemelha ao do Chevrolet Volt na utilização de um motor tricilíndrico 1.2 abastecido a gás, utilizado como gerador apenas para recarregar o conjunto de baterias de íons de lítio e expandir assim a autonomia, que chega a bons 483 quilômetros.
Veja mais fotos do Lotus Evora 414E!
Cada um dos motores elétricos gera 207 cv de força e 40,7 kgfm de torque. O propulsor convencional de duas válvulas por cilindro gera apenas 48 cv a 3.500 giros e utiliza a arquitetura de monobloco, que integra o bloco e a cabeça dos cilindros, além do coletor de exaustão, em uma única peça de alumínio, o que permite maior durabilidade e pequeno peso, de apenas 85 kg. O motor, que faz parte de uma nova linha de motorizações em fase de projeto, só entra em funcionamento após esgotada a autonomia máxima provida pelas baterias, de até 56 km. Para incrementar a autonomia, os motores elétricos também são responsáveis por captar a energia dissipada em frenagens.
O desempenho anunciado não deve nada ao Evora convencional (foto abaixo), equipado com um motor V6 3.5 da Toyota de 250 cv, com uma aceleração da inércia aos 100 km/h em cerca de 4 segundos. A transmissão de uma única marcha a frente – comum em elétricos onde o torque é instantâneo – é capaz de emular sete marchas no modo esportivo de funcionamento, com trocas manuais acionadas através de borboletas no volante.
O equilíbrio dinâmico é garantido pelo incomum posicionamento dos motores elétricos, cada um ligado de maneira independente a uma das rodas traseiras, o que permite enviar o torque em separado de acordo com a necessidade, atuando como um diferencial autoblocante ou um controle dinâmico de estabilidade. A inovação promete facilitar tanto as manobras em baixa velocidade, como no momento de estacionar, até a estabilidade em curvas de altíssima velocidade, corrigindo saídas de dianteira ou de traseira.
Para destacar a imagem do carro, a marca pintou a carroceria com um tom acobreado e instalou um teto translúcido que se estende até a cobertura do motor. O híbrido se destaca ainda por um sistema denominado HALOsonic, desenvolvido em conjunto com a Harman para emular os ruídos de um carro normal. Uma atmosfera para envolver os ocupantes com o rugido do motor e proteger os pedestres, que não atravessarão o caminho do esportivo desavisadamente. E o comprador ainda pode optar por quatro diferentes sons de motor, que incluem um V6, semelhante ao que equipa o Evora convencional e até um V12, para dar vazão a todo o seu "desejo de potência". Não que o carro não seja capaz de entregar o mesmo em desempenho.
Leia sobre outros lançamentos do Salão de Genebra
Audi A1.
Alfa Romeo Pandion Concept by Bertone.
Alfa Romeo Giulietta.
Bentley Continental Supersports Convertible.
Carlsson C25.
Citroën DS High Rider.
Citroën DS3 Racing.
Citroën Survolt.
Ferrari 599 GTB Hybrid.
Ford Focus Station Wagon.
Kia Sportage.
Lotus Elise 2011.
Mazda5.
Mazda6.
Mini Countryman.
Nissan Micra.
Nissan Juke.
Opel Flextreme GT/E.
Opel Meriva.
Peugeot5.
Porsche 911 Turbo S.
Porsche 911 GT3 R híbrido.
Porsche 918 Spyder.
Porsche Cayenne.
Protoscar Lampo².
Renault Mégane CC.
Renault Twingo CC.
Seat IBE.
Seat Ibiza ST.
Subaru Impreza XV.
Subaru Impreza Cosworth.
Volkswagen CrossGolf.
Volkswagen CrossPolo.
Volkswagen Polo GTI.
Volkswagen Sharan.
Volvo S60.