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Lula questiona preço dos carros populares; “R$ 90 mil é para classe média”

Presidente falou sobre o assunto durante a primeira reunião do novo Conselhão

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Lula já deixou claro que tomará medidas para baratear o preço dos carros
Lula já deixou claro que tomará medidas para baratear o preço dos carros Foto: Lula já deixou claro que tomará medidas para baratear o preço dos carros

“Qual pobre pode comprar carro popular por R$ 90 mil? Um carro de R$ 90 mil não é popular. É para classe média". Essas foram falas do presidente Lula na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o “Conselhão”, colegiado formado por representantes de diferentes setores da sociedade para a formulação de políticas públicas.

Bom, de fato, carro popular - com preços na faixa dos R$ 30 mil como acontecia na década de 1990 - não é uma realidade mais para o brasileiro. Mas, ao que tudo indica, ainda restam esperanças para que esse cenário mude e as classes mais baixas voltem a ter condições de comprar um veículo 0km.

Pelo menos, é isso o que indica não somente a recente manifestação do presidente, mas também toda a repercussão que essa pauta têm gerado nas últimas semanas - o que vem envolvendo, além do governo, as próprias montadoras as quais desejam ver suas vendas subindo novamente.

Governo estuda trazer carros populares de volta

Ainda na reunião do Conselhão, Lula afirmou que o governo está estudando uma maneira de abaixar os preços dos carros 0km no Brasil. Seria, então, o retorno dos carros populares; os carros de entrada do mercado tendo preços, de fato, populares.

No entanto, o presidente não entrou em detalhes nem deu nenhum "spoiler" sobre como está o andamento deste plano.

O que sabe, por outro lado, é que, caso a ideia da volta dos carros populares seja efetivada, provavelmente eles chegariam como veículos mais simples. Ou seja, para baratear os preços, as montadoras eliminariam equipamentos – que, embora proporcionem mais conforto e, em alguns casos, mais segurança – não são imprescindíveis e nem obrigatórios pela lei. Este é o caso das rodas de liga leve, do ar-condicionado, das enormes telas de multimídia, da pintura metálica, dispositivos eletrônicos, entre outros.

Além disso, certamente, as empresas automotivas também contariam com o apoio do governo por meio da redução dos impostos que incidem na fabricação de automóveis.

Outras alternativas também está em discussão

Além da alternativa dos carros populares, uma outra que também vem sendo considerada pelo governo Lula é a da renovação das frotas. Segundo a ideia, os proprietários de automóveis antigos e poluentes seriam indenizados para retirar seus carros de circulação e substitui-los por modelos novos.

Enfim, várias ideias e propostas estão sendo avaliadas. O que nos resta, agora, é aguardar as cenas dos próximos capítulo...