UAI

Luz de xênon pode ser instalada em qualquer carro ou há restrição?

Pneu tem prazo de validade ou é apenas conversa fiada? Carro que não é flex pode usar gasolina com etanol? Vrum tira as dúvidas do leitor

Publicidade
Luz de xênon pode ser instalada em qualquer carro ou há restrição?
Luz de xênon pode ser instalada em qualquer carro ou há restrição? Foto: Luz de xênon pode ser instalada em qualquer carro ou há restrição?


ILUMINAÇÃO
Luz de xênon pode ser instalada ou há restrição?


Gustavo Zoch
Por e-mail

Tenho instalado em meu carro dois kits xênon de 6.000k, na luz de milha e na alta. Sei que as lâmpadas de xênon são proibidas, mas a visibilidade é extremamente melhor. Procuro não utilizá-las quando o trânsito está intenso, somente quando não está vindo carro no sentido contrário. Na luz baixa, instalei a Diamond Vision, da Philips, com efeito de 5.000k. Pretendo regularizar o sistema de iluminação, nos termos do Contran, e pretendo instalar na de milha e na alta as lâmpadas Diamond Vision. Essas lâmpadas foram proibidas?

Gustavo, de fato, a adaptação do kit xênon está proibida. Essa fonte luminosa só pode ser usada em veículos que têm regulagem do facho luminoso e lavador de faróis. Mas, para regularizar a situação, você não vai poder mais contar com as lâmpadas Diamond Vision, tiradas de linha por não atender às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Então, fique de olho, pois essas lâmpadas vendidas por aí são falsificadas ou, na melhor das hipóteses, importadas de forma independente (sem garantia). Mas existem opções para deixar tudo em conformidade com a lei. Para quem está mais preocupado com a estética, a Crystal Vision Ultra tem efeito de branco intenso no farol. Já para quem quer mais eficiência, a Xtreme Vision oferece 100% mais luz. Todas as opções podem ser utilizadas no farol de milha e nas luzes alta e baixa.

DÚVIDA
Pneu tem prazo de validade ou é apenas conversa fiada?


José Francisco Jr.
Por e-mail

Sou proprietário de um Ford Fiesta Sedan 2005/2005, o qual adquiri há dois meses com apenas 8.400 quilômetros originais. Aos 9.400 quilômetros, preocupado com fissuras que existiam entre a banda de rodagem e o talão dos pneus, decidi trocá-los por novos. Contudo, a banda de rodagem apresentava-se em estado de nova. Gostaria, portanto, de saber se independentemente do estado da banda de rodagem dos pneus eles devem ser trocados por tempo de vida, e se o próprio tempo de vida dos pneus é um rotineiro costume dos revendedores de pneus a persuadir seus clientes para a troca dos mesmos em seus veículos (a já conhecida "picaretagem").
 
José, não é papo de vendedor. Os pneus realmente têm prazo de validade, que não deve ultrapassar muito os cinco anos, quando o composto começa a se deteriorar e perder eficiência. Você pode conferir a data de fabricação no próprio pneu: procure na lateral a inscrição “DOT”; os quatro últimos algarismos é que trazem a informação, sendo os dois primeiros referentes à semana e os dois últimos ao ano de fabricação.


DÚVIDA 2
O chip que aumenta potência pode danificar o motor?


Frederico Romel de Barcelos
Por e-mail

A minha dúvida é a respeito do chip tuning. Esse acessório causa algum dano ao motor do carro?

Depende muito do tipo de chip, Frederico. Mas, ainda que seja um produto de qualidade, como ele é feito para aumentar a potência do veículo, certamente você vai observar aumento no consumo de combustível e, por consequência, o aumento das emissões também.


COMBUSTÍVEL
Carro que não é flex pode usar gasolina com etanol?


João Pereira da Silva Martins
Por e-mail

Gostaria de saber se os carros importados ou nacionais que não são flex, ao usar nossa gasolina com até 25% de etanol, estão sujeitos a falhas no motor.

João, a dúvida é pertinente, mas esses veículos estão, sim, preparados para receber nossa gasolina misturada com etanol. Na verdade, eles são calibrados para usar gasolina com 22% de etanol, mas quando esse índice é elevado para 25% não se verifica nenhum dano.


CURIOSO
Luz do óleo acende depois de trocar correia dentada?


Anderson Caldeira
Por e-mail

Tenho um Agile 2011 desde zero, que até então nunca apresentou problema. Há uma semana troquei a correia dentada, velas, cabos de vela e pastilhas de freio, e a partir daí comecei a ter um problema com a luz do óleo. Sempre que ultrapasso os 100km/h, a luz do óleo acende. Se eu reduzo um pouco, ela apaga. O que pode ser?

Anderson, a princípio, não conseguimos achar qualquer conexão entre a troca desses componentes e o acendimento da luz do óleo quando o veículo está acima dos 100km/h. Leve seu carro a uma oficina para fazer um diagnóstico no computador.