Desde 2014, nesta época do ano é comum ouvir falar no "Maio Amarelo". A campanha foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.
Maio foi escolhido em alusão ao mês em que a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou uma resolução que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Além disso, o Maio Amarelo foi oficialmente chancelado pela Resolução do CONTRAN 722 de 06/02/18, a qual definiu que o devido mês fosse destinado ao movimento pela a segurança viária.
Por que amarelo?
A cor amarela foi escolhida para a campanha por simbolizar a atenção e a própria sinalização de advertência no trânsito.
Ao mesmo tempo, o laço - símbolo já comum nas campanhas - representa a união em prol de um objetivo em comum - no caso do Maio Amarelo, o da promoção de um trânsito mais seguro.
Nesta campanha, a ideia é unir os mais diversos segmentos da sociedade: órgãos do governo e poder público, empresas privadas, entidades de classe, ONGs, federações e sociedade civil.
Brasil é o 5º país com maior número de mortes no trânsito
O Brasil aderiu à campanha do Maio Amarelo por estar no ranking dos cinco países onde mais se morre pessoas no trânsito.
Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Status Report on Road Safety, o Brasil é exatamente o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo. Nas primeiras posições estão a Índia e a China, respectivamente.
Essas mortes decorrentes de acidentes veiculares configuram a oitava principal causa de óbito por aqui. São, aproximadamente, 1,35 milhão de vítimas por ano.
Maio Amarelo tem programação em todo o país
A campanha Maio Amarelo tem vasta programação em todo o país. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) iniciou a campanha 2023 com o tema "No trânsito, escolha a vida" e, para fazer valer a ideia, órgãos de trânsito realizarão, em cada estado, programações voltadas ao debate do assunto e à educação de motoristas e pedestres, incentivando atitudes que promovam um ambiente mais seguro para ambos. Uma das ações a ser realizada em alguns locais é o aumento das blitze educativas nas vias, por exemplo.
Programação Maio Amarelo em BH
Em Minas Gerais, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) preparou uma série de eventos para o Maio Amarelo. A programação incluirá atividades na capital e nas 40 Unidades Regionais do órgão espalhadas por todo o território mineiro.
Em Belo Horizonte, as atividades se iniciarão na quarta-feira (10/5), quando será realizada a II Mostra de Segurança e Educação para o Trânsito, das 9h às 17h, na sede do DER-MG. O evento oferecerá diversos exercícios práticos para alunos do ensino médio, incluindo simulador de impacto de acidentes com o uso do cinto de segurança; óculos de realidade virtual que simula efeitos do álcool e drogas no trânsito, jogos educativos, entre outros.
Na quarta-feira (24), será realizado também um debate sobre o papel da mulher no trânsito. O encontro acontecerá no auditório do DER-MG, das 8 as 12 horas. Ele é aberto ao público e terá a presença de diversos especialistas e figuras importantes do meio.
Para encerrar o Maio Amarelo em BH, na terça-feira (30), um comando educativo acontecerá na MGC-356, km 7, próximo ao BH Shopping, em frente à Copasa.
Para mais informações, acesse os site oficial do DER-MG.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!