UAI

De lápis de cor a avião: conheça 10 marcas de carros que investiram em produtos inusitados

De lápis de cor à aviões, marcas de carro já investiram em produtos inusitados. Saiba quais marcas são donas dos produtos mais diferentes

Publicidade
Aviões, tratores, salsichas e lápis de cor, montadoras investem em recursos diversificados
Aviões, tratores, salsichas e lápis de cor, montadoras investem em recursos diversificados Foto: Aviões, tratores, salsichas e lápis de cor, montadoras investem em recursos diversificados

https://youtu.be/8jWt6Fk4tww

Já imaginou ter em casa um moedor de pimenta da Peugeot, dormir em uma cama da Ford, comer uma salsicha Volkswagen ou até mesmo andar em um trem da Mitsubishi? Tudo isso é, ou já foi, possível graças ao investimento das marcas de carros em ramos alternativos aos automóveis. Confira alguns exemplos de montadoras que produzem muito mais que automóveis.

1. Peugeot

A francesa Peugeot teve um início muito inusitado. Em 1793, a marca começou sua trajetória produzindo serra e, posteriormente, investiu em outros produtos como guarda-chuvas, anáguas, churrasqueiras, patins, espingardas e até um robô doméstico, semelhante a uma batedeira: o Peugimix, de 1960.

Porém, o grande destaque da montadora francesa são os moedores de sal e pimenta. Inventados na década de 1840 pelo francês Jean Pequignot Peugeot, o produto foi um sucesso e se tornou referência no mundo da gastronomia. Atualmente, a marca continua produzindo diversos utensílios de cozinha e os renomados moedores podem passar de R$ 500.

2. Volkswagen

Salsicha e ketchup da Volkswagen
A salsicha e o Ketchup Volkswagen têm número de peça no catálogo da VW

Para quem pensa que a Volkswagen se preocupa em produzir apenas Polo, Amarok e T-Cross, a surpresa pode ser grande. Até 2021, o produto fabricado em maior quantidade pela marca era nada mais na menos que salsichas.

A ideia de produção surgiu em 1973, com o objetivo de alimentar os trabalhadores da fábrica de Wolfsburg. Diante da grande adesão dos funcionários, a marca passou a produzir as salsichas do tipo currywurst em larga escala para venda. Além das salsichas, a montadora também fazia ketchup para acompanhar. Tanto as salsichas quanto o ketchup têm número de peça no catálogo da Volkswagen.

Atualmente, a empresa continua ofertando as salsichas nas cantinas da fábrica, nos mercados e eventos da marca.

3. Mitsubishi

A Mitsubishi é uma empresa conhecida no mundo todo pela produção de carros, picapes e caminhões. O que muita gente não sabe é que a gigante japonesa produz desde máquinas de refrigerante até aviões de passageiros.

O produto mais recente da "divisão aeronáutica" da empresa é o Mitsubishi SpaceJet. Produzido para competir com os nossos Embraer E-Jets, o Spacejet teve o voo inaugural realizado em 2015 e é vendido em duas versões. O jato é usado em duas companhias aéreas japonesas, duas estadunidenses e uma sueca. Além dos aviões de passageiros, a Mitsubishi Aircraft Company produz aeronaves militares desde 1928.

E não para por ai. Poucas marcas atuam em áreas tão distintas como a Mitsubishi. Além de televisores, aviões e até satélites, a montadora ainda fabrica lápis de cor. A divisão Mitsubishi Pencil Company conta com lápis de escrever, canetas e lápis de cor. Na Ásia, a empresa ainda é responsável pela construção de prédios, navios, trens e até empilhadeiras.

4. Fiat

Fiat Mefistofile  em preto e branco bvista diagonal lateral; sobre montadoras com investimentos variados</p>
<p class=" class="wp-image-103268"/>
Fiat Mefistofile quebrou recorde de velocidade utilizando tecnologia de motores de avião

Com a Fiat não foi diferente. Além dos tradicionais Uno, Strada e Pulse, a Fabbrica Italiana Automobili di Torino (FIAT), ou fábrica italiana de automóveis de Turim, fundada em 1899, tem uma oferta diversificada de produtos. Dentre eles é possível destacar motores para avião, trens de passageiros e até propulsores para navio.

Além disso, com o início da Primeira Guerra Mundial, a Fiat passou a fornecer motores aeronáuticos, armas e caminhões aos aliados. Na Segunda Guerra, a montadora chegou a produzir até aeronaves completas. Com desenvolvimento da tecnologia, a Fiat passou a produzir carros de corridas preparados com motores de avião para quebrar recordes, na década de 1960.

5. Honda

A Honda está entre as marcas com investimentos em ramos mais diversos possíveis. Além dos carros e motos que conhecemos, a Honda criou uma divisão aeronáutica em 2006 e, desde 2015, produz o jato executivo HA-420 HondaJet. Desde o início da produção foram entregues 200 unidades do jatinho, que já passa por estudos para se tornar uma aeronave para mais passageiros.

E não fica só nisso. A japonesa que surgiu no mundo das duas rodas produzindo motocicletas e chegou ao ramo dos automóveis, também atua na produção de artigos de jardinagem. A montadora conta com cortadores de grama, máquinas removedoras de neve e geradores estacionários, além de barcos infláveis, motores para barcos e pulverizadores agrícolas.

6. Porsche

Trator dos anos 50 Porsche vermelho; para matéria sobre marcas de carro com investimentos inusitados
Um desses tratores a diesel dos anos 1950 está na cidade de Orlândia, São Paulo

Antes dos Porsche que conhecemos hoje, a empresa já investia em outra área do ramo de automóveis. Bem anterior ao Porsche 911 Dakar, a marca já investia na produção de tratores a diesel. O currículo da marca ainda inclui jipes militares e um helicóptero com jeito de ultraleve.

Além disso, em 2022, a Porsche trouxe um novo produto à tona. A marca promoveu uma iniciativa inédita: investimento no e-combustível, gasolina sintética que não precisa do petróleo. O combustível será produzido a partir de água e gás carbônico e pode ser usado normalmente em carros de diferentes marcas, que sejam a gasolina.

A Haru Oni é a primeira fábrica de gasolina sintética do mundo que teve sua construção iniciada em setembro passado, no Chile, por iniciativa da Porsche.

7. Hyundai

escavadeira da montadora Hyundai amarela em monte de terra
A Hyundai produz escavadeiras, empilhadeiras e tratores

A empresa coreana iniciou suas atividades como uma firma de construção, em 1947, e só partiu para o negócio dos carros duas décadas depois. Além de produzir escavadeiras, empilhadeiras e até tratores, a Hyundai também atua no ramo de navios e eletrônicos. Em 1999, entretanto, a empresa passou por uma reestruturação e foi separada em cinco grupos independentes.

8. Chevrolet

Imagem de pesquisador americano mostrando casas de morcegos da montadora Chevrolet
Chevrolet atua no ramo de "casas de morcego" nos EUA

A Chevrolet definitivamente não entrou nessa lista de marcas à toa. Com um dos investimentos mais diferentes, a montadora produz casas de morcegos. Isso mesmo.

O investimento foi idealizado pelo especialista em reaproveitamento John Bradburn, como uma solução para o reaproveitamento das tampas das baterias dos elétricos. Com isso, em cinco anos, a montadora já promoveu a instalação de 700 casas de morcego nos Estados Unidos.

9. Toyota

Marca de costura da montadora Toyota vermelha
As máquinas de costura da Toyota trazem tecnologia de ponta

Diferente das outras marcas, a Toyota começou como uma fábrica de teares mecânicos e só chegou ao mercado de automóveis em 1937. A empresa japonesa tem uma lista extensa de produtos, que vão desde os carros conhecidos até fábricas de casas pré-moldadas, de barcos, bancos e muito mais.

Uma filial inusitada da marca é a Toyota Home Sewing, que produz máquinas de costura manuais e eletrônicas. Com o avanço da tecnologia, a marca japonesa implantou sistema computadorizado nas máquinas que contam com entradas USB e automatização de grande parte do trabalho.

10. BMW

Montadora da BMW produzindo motores de avião
BMW começou sua história como uma produtora de motores de aviões

Quem vê a BMW atualmente não imagina que o seu primeiro produto foi um motor de seis cilindros em linha para aviões. Além disso, a marca também produziu motores para motocicletas, equipamentos agrícolas e itens domésticos, como panelas e frigideiras.

Durante o regime nazista, a marca ainda contribuiu para a indústria armamentista e voltou às suas raízes, fabricando motores de aeronaves. Com isso, a BMW se tornou a principal fornecedora de motores para as aeronaves da Luftwaffe – a força aérea alemã. A montadora fabricou um dos primeiros motores turbojato do mundo, que foi usado pelo Messerschmitt Me 262.

Com o fim da guerra, a BMW parou de se dedicar aos motores para focar no meio automobilístico, retomando a produção de motos em 1948, e a de carros, em 1952.

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas